concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Acervo de Carlos Scliar já pode ser consultado pela internet

Acervo de Carlos Scliar já pode ser consultado pela internet
Mais de 10 mil documentos entre fotografias, correspondências, obras e catálogos compõem o projeto Acervo Carlos Scliar Memória

No dia 22 de junho, na Casa Ateliê/Instituto Cultural Carlos Scliar, em Cabo Frio, foi lançado o projeto Acervo Carlos Scliar Memória, que reúne mais de 10 mil documentos, entre fotografias, correspondências, obras e catálogos de Scliar (1920-2001), um dos mais importantes artistas modernos brasileiros.

Patrocinado pela Petrobras, o projeto realizou a higienização, organização, catalogação e acondicionamento de cerca de 10.900 itens do acervo particular do artista, além de ter produzido um novo site, que disponibilizará o banco de dados do acervo.

A Casa Ateliê/Instituto Cultural Carlos Scliar foi selecionada no edital da SEC de Apoio ao Desenvolvimento de Museus e Instituições Museológicas no estado do Rio de Janeiro, com repasse de recursos financeiros por dois anos. A casa funciona em um sobrado oitocentista, adquirido em ruínas pelo artista e reformado para abrigar seu ateliê. Foi lá que Scliar, nascido em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, viveu mais de 40 anos, trabalhou e começou seu acervo ao longo da vida.

Para ter acesso a esse banco de dados virtual, a pessoa deve entrar nosite, clicar em “Visitante” e depois, em “Consulta”.


Colaboração de Daniele Maia
Fonte: Secretaria de Cultura -  Governo do Rio de Janeiro

Nenhum comentário: