concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

oficina de Curadoria para as Artes Visuais – Salvador – BA

Reabertas inscrições da oficina de Curadoria para as Artes Visuais – Salvador – BA



Parceria entre FUNCEB e Funarte oferece 25 vagas gratuitas através do programa nacionalDesafios Contemporâneos: Oficinas sobre Artes Visuais
A Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade da Secretaria de Cultura do Governo do Estado (SecultBA), e a Fundação Nacional de Artes (Funarte), vinculada ao Ministério da Cultura (MinC), informam que foram reabertas até o dia 22 de setembroas inscrições da oficina gratuita de Curadoria para as Artes Visuais, direcionada a artistas visuais, curadores, críticos de arte, estudantes e demais envolvidos com a área. Com carga horária de 45 horas, o curso será ministrado por Josué Mattos, de Florianópolis (SC), mestre em História da Arte Contemporânea e Práticas Curatoriais e Gestão Cultural. As aulas ocorrerão de 30 de setembro a 6 de outubro, no Espaço Xisto Bahia (Barris – Salvador/BA). Interessados devem preencher formulário online disponível no site da FUNCEB: www.fundacaocultural.ba.gov.br.
A retomada das inscrições vem atender ao pedido da comunidade que continua manifestando interesse em participar da atividade que, até o momento, já contabilizou mais de 250 inscritos para as 25 vagas oferecidas. Será necessária, portanto, uma seleção para ocupação das vagas, por análise curricular, com alta concorrência.
Através de aulas expositivas, a oficina vai abordar questões relativas à história das exposições, o entendimento e os embates entre a classe artística e a figura que as organiza, dos anos 1930 aos dias de hoje. Com exemplos recentes de exposições, serão estudadas a fragilidade e o interesse da prática curatorial, assim como suas implicações e participações efetivas na formação subjetiva de público, na construção da imagem simbólica da cidade onde atua e na reflexão, com a aproximação de pensamentos e obras interdisciplinares. A principal característica será a de redefinir os cânones que surgiram juntamente com a aparição desta figura na cena artística contemporânea, eliminando a definição primária de curador como aquele que seleciona obras.
Esta realização é resultado de uma proposta de parceria do Centro de Artes Visuais (CEAV) da Funarte, cujo programa Desafios Contemporâneos: Oficinas sobre Artes Visuais leva profissionais das artes a diversas cidades brasileiras, com o intuito de promover um intercâmbio entre os saberes do campo das artes visuais no país.
Oficina FUNCEB/Funarte de Curadoria em Artes Visuais
Ministrante: Josué Mattos (acesse currículo completo no site da FUNCEB)
Onde: Espaço Xisto Bahia (Rua General Labatut, 27 – Barris. Salvador/BA.)
Quando: 30 de setembro a 6 de outubro de 2013
Segunda a sexta: 13h00 às 19h15
Sábado: 9h00 às 12h00 e 13h00 às 19h15
Domingo: 9h00 às 14h00
INSCRIÇÕES
Quando: até as 23h59 de 22 de setembro
Onde: através de formulário online disponível no site www.fundacaocultural.ba.gov.br
Quanto: Gratuito
Apoio: Espaço Xisto Bahia/ DEC / Sudecult
Apoio Institucional: Dirart/ FUNCEB/ SecultBA
Realização: Funarte/ MinC
 
Fonte: Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB)

Nenhum comentário: