concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

TWITTER É A MINHA CIDADE, DIZ ARTISTA CHINÊS AI WEIWEI


Ai Weiwei
Ai Weiwei
O surgimento de serviços de microblog locais como Sina Weibo e Tencent Weibo é um fenômeno na China, mas, para o artista local, Ai Weiwei o Twitter continua sendo a principal plataforma de comunicação instantânea. "O Twitter é a minha cidade favorita", afirmou o chinês em entrevista à revista Foreign Policy.
Vítima de censura no país, o dissidente, que já foi preso, afirmou que Pequim é uma grande cidade com espírito pequeno, já que por lá vivem apenas dois tipos de pessoas: as cruéis e as silenciosas.
Ao não se sentir em casa em sua própria cidade, o artista afirma encontrar conforto na internet, especialmente no Twitter. "A rede é a minha cidade. Eu posso falar com quem quiser sobre o que eu quiser. E todo mundo que quiser conversar comigo terá uma resposta. Eles me conhecem melhor do que a minha família, disse o artista à publicação.
A relação do governo chinês com Weiwei é conturbada. Embora reconheça o artista como um ícone internacional, a ponto de lhe convidar a colaborar no design do estádio olímpico, em Pequim, Weiwei foi preso por quase três meses por sonegação de imposto. Sua fiança, no valor de 2 milhões de dólares, foi arrecada por apoiadores por meio das mídias sociais.
Em uma visita recente à China, Jack Dorsey, co-fundador do Twitter, encontrou Weiwei pessoalmente. Durante a conversa, o artista pediu ao executivo que fizesse o possível para liberar o acesso à rede no país antes que isso acontecesse até mesmo na Coréia do Norte. Dorsey lamentou não poder atender ao pedido do artista chinês.
Com informações de Catalogo das Artes
fonte: Touch Of Class

Nenhum comentário: