concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Os Fundamentos da Arte – Funções Estéticas, Processos de Criação e Contextos Históricos – Professora Rosa Cohen - MuBE - SP

Os Fundamentos da Arte – Funções Estéticas, Processos de Criação e Contextos Históricos – Professora Rosa Cohen

07 de maio a 26 de novembro de 2014
Quartas-feiras – 19h30 às 21h30
Apresentação
Oferecer aos participantes do curso o conhecimento da produção artística e os modos de ver a arte em seus diferentes momentos históricos, segundo as visões linear e sincrônica, para compreender as situações temporais sucessivas, assim como as possibilidades  comparativo- contrastivas dos diferentes estilos. Conceituações e fundamentos dos termos arte, estética, processo artístico, leitura da obra e critica, valor, gosto e significação.
Despertar o interesse, por meio de aulas expositivas, pesquisa, reflexões e discussões, das artes visuais,  sejam pintura, escultura, desenho, gravura, fotografia, cinema, vídeo e novas mídias, para a compreensão de suas significações, relativamente ao seu período e às leituras que delas fazemos hoje.
Trabalhar os conceitos artísticos dos pontos de vista das categorias estéticas, poéticas e formais, contextualizando as obras às mentalidades de suas respectivas épocas e do ponto de vista da linguagem visual, desde suas primeiras manifestações e atos até a arte contemporânea.
Serão ministradas aulas expositivas por meio de power-point, videos, trechos de filmes, exposições, leituras programadas da bibliografia sugerida, seguidas de debates, assim como orientações dirigidas à produção de um trabalho final.
Sobre a Professora
Rosa Cohen é Pós-Doutora em Artes e Multimeios pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas IA-UNICAMP (2013). Doutora em Artes pela Universidade de São Paulo (2004). Mestre em Filosofia, Letras e Lingüística pela Universidade de São Paulo (1993). Especializações na Escola Superior de Barcelona, ETSAB, da Universidade de Barcelona (1985) e na FAU- USP (1982) Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela UNG (1979). Pesquisadora na Universidade Estadual de Campinas UNICAMP, tem experiência na área de Artes, com ênfase em Teoria e Critica, Estética, Teorias da Linguagem, atuando principalmente nos seguintes temas: Artes Visuais, Cinema e Vídeo, Multimeios, Arquitetura, Moda.
Tem publicações em revistas e anais, livro “Motivações Pictóricas e Multimediais na Obra de Peter Greenaway” (2008); Nova Espacialidade Hibrida. Análise de Tres Instalações Projetivas de Peter Greenaway (prelo); Memorial Onírico (prelo).
Palestras em Universidades e Centros de Cultura Nacionais e Internacionais
Inscreva-se através do e-mail: cursos@mube.art.br
Informe: Nome completo, RG, e-mail, telefone para contato, nome do curso e como soube do curso.
Para mais informações, entrar em contato com Eneida (das 14h às 19h)
Tel.: 2594-2601 ramal 21
Fonte: MuBe

Nenhum comentário: