concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

quinta-feira, 24 de abril de 2014

TERRITÓRIO DA FOLHA - PAISAGENS DE TERESA POESTER - MACRS - RS


Convida

TERRITÓRIO DA FOLHA
PAISAGENS DE TERESA POESTER

Alguns artistas, ao longo do tempo, parecem perseguir obstinadamente um determinado assunto – ou uma determinada forma, ou ainda uma ideia. Insistem e voltam a insistir em torno de certas questões. Por vezes, tratam de transformá-las, ou diluí-las, mas nunca as esquecem de todo.
Outra possibilidade seria imaginar que são justamente esses temas que não abandonam o artista. Nem todas as escolhas de quem cria se dão de forma consciente. Aparentemente, há problemas que retornam, ou que teimam em permanecer, quase à revelia de seus autores. Eles não são convocados, nem solicitados, mas, quando menos se espera, estão lá mais uma vez.
Quem sabe é esse o caso da paisagem no percurso criativo de Teresa Poester. Em mais de 35 anos de produção, seja no desenho, na pintura, no vídeo, na fotografia ou na gravura, a representação da paisagem – ou pelo menos uma sugestão dela – se faz constante, persistente. Em meio a figurações de jardins, pedras, janelas ou mesmo entre abstrações, entre gestos largos ou miúdos, entre linhas e manchas, entre a cor e o preto-e-branco, de repente irrompe uma paisagem. Daí o recorte desta exposição.
Não se trata de uma retrospectiva, nem de um panorama de orientação cronológica. Antes, identifica a reiterada aparição da paisagem na trajetória da artista. As imagens de Teresa, oriundas de uma prática de ateliê, também ela obstinada, perseverante, e ao mesmo tempo vigorosa e sensível, nos convidam a entrar e nos perder no território da folha.

Eduardo Veras
 Crítico de arte, professor-pesquisador do Instituto de Artes da UFRGS e membro do Comitê de Acervo e Curadoria do MACRS




SERVIÇO:

EXPOSIÇÃO: TERRITÓRIO DA FOLHA – PAISAGENS DE TERESA POESTER

Curadoria: Eduardo Veras

Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul – Galeria Sotero Cosme

INAUGURAÇÃO DIA 29 DE ABRIL DE 2014, TERÇA-FEIRA, ÀS 19h.

VISITAÇÃO: De 30 de Abril de 2014 a 1º de Junho de 2014, segunda das 14h às 19h, de terça à sexta das 10h às 19h, sábado, domingo e feriados das 12h às 19h.

ONDE: Museu de Arte Contemporânea do RS, Rua dos Andradas, 736, 6º andar, Casa de Cultura Mario Quintana, Bairro Centro Histórico - Porto Alegre/RS - CEP 90020-004.

Informações e agendamento de turmas:


ENTRADA FRANCA

Nenhum comentário: