concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Curso Fotografia_você sabe o que está fazendo? acontece no MAM-BA



As inscrições para a oficina Fotografia _você sabe o que está fazendo?, ministrada pela fotógrafa e artista Beatriz Franco entre 27 e 29 de maio, no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA), já estão abertas.
As aulas são gratuitas e acontecem das 10h às 13h. Ao todo, são oferecidas 20 vagas. Os interessados em participar devem possuir uma produção em fotografia. Eles serão selecionados por ordem de inscrição. As aulas vão ser das 10h às 13h e as inscrições gratuitas.
A partir de conhecimentos técnicos e conceituais, o curso visa esclarecer a artistas visuais e interessados quais as possibilidades de uso e como melhor aproveitar a fotografia em seus projetos. Além disto, vai orientar os participantes para a escolha dos meios e suportes fotográficos mais adequados aos objetivos do seu trabalho, pensando desde a captura da imagem até a impressão em fine-art.
Com carga horária de 9 horas, o curso é divido em duas etapas: na primeira será apresentado o conteúdo teórico sobre a captura de imagens e as consequências destas escolhas para a futura impressão da fotografia e armazenamento do arquivo em longo prazo. Na segunda etapa, os conceitos aprendidos serão aplicados de modo prático, por meio da discussão colaborativa dos projetos trazidos pelos alunos.
Vai ser trabalhado o que é preciso saber para dialogar com o laboratório de impressão (printer) e alcançar o resultado planejado para a sua cópia fotográfica, tipos de arquivo: raw x jpg, a escolha do tipo de impressão, suas consequências conceituais e de preservação.
Para participar do curso é preciso possuir uma produção em fotografia e será feito uma seleção por entrevista com a professora. São de 15- 20 vagas. As aulas vão ser das 10h às 13h e as inscrições gratuitas. Fique ligado!

Saiba mais sobre a fotógrafa:
Beatriz Franco (Salvador, 1976). De formação autodidata na fotografia, Beatriz estudou Psicologia na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Desde a infância se interessa por fotografia. Anos depois frequenta o atelier do pintor argentino Alejandro Kantemiroff, com o qual desenvolveu o estudo do desenho como pesquisa e expressão do inconsciente, conceito que aprofunda nos anos seguintes no seu trabalho com a fotografia. Em 2001 começa a participar de diversas outras coletivas e individuais (MAM-BA, Museu Afro-Brasil (SP), Bienal doRecôncavo, Goethe Istitut, Centro Cultural da Caixa, Aliança Francesa, Acbeu, Mônica Filgueiras Galeria (SP), Paulo Darzé Galeria (SSA), 1500 Gallery, entre outras). Seu trabalho está na coleção do Museu de Arte Moderna da Bahia, na Brazil Golden Art Collection, na Coleção da Embaixada do Brasil em Roma e em diversas coleções particulares. Em 2009 faz uma residência artística na Itália,  prêmio concedido pelo Fundo de Cultura do Estado da Bahia. Em 2010 recebe o prêmio Brasil Arte Contemporânea da Fundação Bienal de São Paulo com o trabalho que desenvolveu na Itália. Como professora ministrou aulas nos cursos de graduação em Comunicação Social na FTC (Faculdade de Tecnologia e Ciências, Salvador) e diversos cursos livres e oficinas em Salvador, São Paulo e Roma. Como aluna de fotografia, acaba de voltar de dois workshops na renomada ICP (International Center of Photography) em Nova Iorque.
O quê: Curso Fotografia _você sabe o que está fazendo?
Quando: 27 a 29 de maio
Onde: Museu de Arte Moderna (MAM-BA)
Informações: (71) 3117-6143
Gratuito
Fonte: MAM-BA

Nenhum comentário: