concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

quarta-feira, 29 de julho de 2015

MOMA ADQUIRE OBRAS DE FOTOGRAFIA MODERNA BRASILEIRA


Gaspar Gasparian - Composição Cubista - 1951

O Fotógrafo brasileiro Thomaz Farkas foi um dos pioneiros da moderna fotografia no Brasil. Ele deixou sete imagens suas ao departamento de fotografia do MoMA de Nova York. Muitos anos depois essas fotos foram então incorporadas ao acervo com a cooperação da família Farkas, que em 2016 figura no segundo volume da coleção de fotografias do museu.

A atual curadora do MoMA Sarah Hermanson incluiu recentemente no acervo fotos de outro pioneiro integrante do histórico Foto Cine Clube Bandeirantes, o paulistano Gaspar Gasparian que foi um inovador não só na área de fotografia como também no setor têxtil. Hoje além do MoMA, museus internacionais como a Tate de Londres disputam as obras de Gaspar.

Além de Gasparian, o museu incorporou recentemente a seu acervo trabalhos de Alair Gomes, Regina Silveira, Rosângela Rennó e Vik Muniz, fazendo crescer o time de profissionais que já figuravam na coleção do museu - Claudia Andujar, Mário Cravo Neto, Nair Benedicto, Sebastião Salgado e Valdir Cruz.

Na próxima edição da SP-Arte foto (20 de Agosto de 2015) a curadora Sarah vai fazer uma palestra para os fotógrafos brasileiros. Não deixe de conferir!

Via Estadão e Touch de Class 

Nenhum comentário: