concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

sábado, 1 de agosto de 2015

exposição outras cidades - Clara Benfatti - SP


CLARA BENFATTI | OUTRAS CIDADES
ABERTURA | QUINTA-FEIRA, 06 DE AGOSTO, DAS 19H ÀS 22H
Em sua primeira exposição individual na Zipper Galeria, a artista Clara Benfatti elege a cidade de São Paulo como principal vetor poético. Paisagens acumulativas e transitórias, como prédios que parecem se misturar na linha do horizonte, sobrepondo-se uns aos outros, são algumas das imagens sugeridas pelas cerca de 25 obras que ocupam o piso superior da galeria.

Com curadoria de Mario Gioia, coordenador do projeto ZIP UP, a exposição “Outras Cidades” contempla trabalhos de séries inéditas desenvolvidas pela artista. Em A Silenciosa Fábula dos Objetos, ela cria espécies de caixas-maquetes feitas a partir de imagens de cômodos iguais. A mostra traz, ainda, um novo trabalho derivado da série Cidades Brancas, em que Clara mistura camadas de desenhos em papel vegetal de diversos tamanhos e formatos, criando uma perspectiva tridimensional.

Outro conjunto pensado para exposição são desenhos inspirados em cenas domésticas observadas em janelas de apartamentos do centro de São Paulo, vistas a partir do Minhocão. Nesta série, a artista reflete também sobre narrativas sugeridas pela a arquitetura e pelo habitat cotidiano. Ou, em suas palavras, “a casa como expressão plástica da personalidade, como um romance particular construído diariamente e onde cada elemento deixa um rastro que contém a possibilidade de uma história.”

A relação com a arquitetura já foi explorada pela artista em trabalhos anteriores, como a sérieCidade Monumento (2010) – desenhos feitos em nanquim retratando construções histórias de diversas partes do mundo. Seus trabalhos são apresentados quase sempre em diferentes escalas e recortes minuciosos sobre papel vegetal, além de maquetes manualmente construídas. Remetem a uma análise cultural da paisagem urbana – ou,  mais ainda às relações humanas que se estabelecem nesses ambientes. Quanto mais paramos para observar cada desenho, mais compreendemos esses processo.

Sobre o artista:
Clara Benfatti nasceu em Paris (1984). Vive e trabalha em São Paulo, onde se formou em artes plásticas pela FAAP. Participou de exposições coletivas como [Des]equilíbrios e [In]perfeições na Galeria Coleção de arte, no Rio de Janeiro, em 2011; Dizer, Fazer, em São Paulo, em 2014; eEstruturas Imaginárias no Museu de arte contemporânea de Campo Grande, também em 2014.  Em 2013 participou do 41º Salão de arte contemporânea Luiz Sacilotto, onde ganhou um dos prêmios aquisição. Trabalha principalmente com desenho e explora a relação com as cidades como temas de sua pesquisa.

Serviço:
Exposição: Individual de Clara Benfatti – projeto Zip’Up
Abertura:  06 de agosto, das 19h às 22h
Visitação: até 12 de setembro de 2015
@Zipper Galeria
 

Nenhum comentário: