concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

domingo, 28 de janeiro de 2018

Fundação Iberê Camargo lança edital para exposições

ibere-camargo

Fundação Iberê Camargo lança edital para exposições

Podem participar artistas e curadores para a realização de até duas exposições temporárias na instituição, que serão exibidas em 2018. Inscrições estão abertas até o dia 15 de fevereiro e o regulamento está disponível no site www.iberecamargo.org.br



Fundação Iberê Camargo – instituição cultural com sede em Porto Alegre/RS – está lançando um edital para a realização de exposições temporárias. O objetivo é oferecer aos artistas e curadores brasileiros e estrangeiros residentes no país uma alternativa para o desenvolvimento de suas atividades, de modo a garantir uma programação mais diversa e dinâmica à Fundação, articulada com a comunidade e às suas demandas e propostas artísticas. As inscrições estão abertas até o dia 15 de fevereiro e o regulamento está disponível no site www.iberecamargo.org.br.
Uma Comissão Julgadora, designada pela Fundação Iberê Camargo, vai avaliar e selecionar as propostas, tendo como critério a sua profundidade conceitual, a contemporaneidade do discurso, a excelência formal e sua coerência entre proposta e currículos dos integrantes do projeto. Serão selecionadas até duas propostas de exposição em 2018, em período a ser definido pela Fundação Iberê Camargo, com duração entre cinco e oito semanas cada uma, com ou sem curadoria. Os selecionados também receberão R$ 10.000,00 (dez mil reais) para custeio de despesas de execução.
O resultado da seleção será divulgado no dia 15 de março, por meio do site da Fundação Iberê e suas redes sociais. Mais informações podem  ser obtidas pelo email cultural.curadoria@iberecamargo.org.br.
Segundo Bernardo de Souza, curador da Fundação, o lançamento de um edital aberto para exposições na Fundação faz parte de um plano de reposicionamento institucional que prevê diversas ações: “queremos assumir uma postura de maior abertura, num esforço que inclui o desenvolvimento de uma programação mais propositiva e colaborativa”, afirma.

Serviço

Edital para exposições 2018 – Fundação Iberê Camargo

Inscrições de 17 de janeiro a 15 de fevereiro
Regulamento e formulário de inscrições no site www.iberecamargo.org.br 
Anúncio dos selecionados – dia 15 de março de 2018

Sobre a Fundação Iberê Camargo

A Fundação Iberê Camargo é uma instituição privada sem fins lucrativos, criada em 1995, a partir de um desejo do próprio artista e sua esposa, Maria Coussirat Camargo, e com o apoio de amigos e empresários de Porto Alegre. Sua missão é preservar o acervo, promover o estudo, a divulgação da obra de Iberê Camargo e estimular a interação de seu público com arte, cultura e educação, por meio de programas interdisciplinares, além de fomentar o pensamento crítico e a discussão de temas que versem direta ou indiretamente sobre a arte moderna e contemporânea.
Há 22 anos, a Fundação desenvolve extensa programação cultural e educativa, sendo um dos equipamentos culturais mais relevantes na cidade de Porto Alegre, no Estado do Rio Grande do Sul e no Brasil. Dessa forma, a Fundação Iberê Camargo apoia, incentiva e garante o acesso universal às diversas formas de expressão artística, respeitando valores tais como a igualdade, a ética e a diversidade.
O acervo da Fundação é formado por um núcleo documental, composto de documentos e imagens relacionadas à vida e à obra do artista, e um núcleo com a coleção Maria Coussirat Camargo, que inclui pinturas, gravuras, guaches, desenhos e estudos de Iberê Camargo, obras que o casal acumulou durante a vida.
A sede da instituição, inaugurada em 2008, foi projetada pelo português Álvaro Siza, um dos arquitetos contemporâneos mais importantes do mundo. O projeto recebeu o Leão de Ouro da Bienal de Arquitetura de Veneza (2002) e é mérito especial da Trienal de Design de Milão.
Referência arquitetônica na cidade de Porto Alegre, o prédio possui salas expositivas, átrio, reserva técnica, centro de documentação e pesquisa, ateliê de gravura, ateliê do educativo, auditório, loja, cafeteria, estacionamento e parque ambiental projetado pela Fundação Gaia.
Iberê Camargo
[Restinga Seca, 1914 – Porto Alegre, 1994] - Iberê Camargo é um dos grandes nomes da arte brasileira do século 20. Autor de uma extensa obra, que inclui pinturas, desenhos, guaches e gravuras, Iberê nunca se filiou a correntes ou movimentos, mas exerceu forte liderança no meio artístico e intelectual brasileiro. Dentre as diferentes facetas de sua vasta produção, o artista desenvolveu as conhecidas séries Carretéis, Ciclistas e As idiotas, que marcaram sua trajetória. Grande parte de sua produção, estimada em mais de sete mil obras, compõe hoje o acervo da Fundação Iberê Camargo.

Nenhum comentário: