concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

segunda-feira, 13 de maio de 2019

exposição “Como falar com as árvores” - RJ


Foto: Instalação Irreversíveis, de Renata Padovan

Rio recebe a exposição “Como falar com as árvores”, coletânea de trabalhos realizados em residência artística na Floresta Amazônica

A partir de 9 de maio, até 28 de junho, a galeria Z42 Arte, localizada no Cosme Velho, Rio de Janeiro, recebe a exposição “Como falar com as árvores”, resultado do projeto de residência artística realizado pelo LABVERDE no coração da Floresta Amazônica com artistas de todo o mundo interessados em explorar a relação entre arte, natureza e ciência. O projeto, que completa cinco anos em 2019, já recebeu mais de cem artistas de 30 países, e chega ao Rio de Janeiro pela primeira vez, depois de passar por Londres, Oslo, Nova York e São Paulo, em iniciativas individuais. 
No Rio, serão exibidas as obras de 20 artistas - Bia Monteiro, Bianca Lee Vasquez, Claudia Tavares, Fabian Albertini, Guto Nóbrega, Laura Gorski, Lisa Schonberg, Liana Nigri, Lorenzo Moya, Luisa Puterman, Luzia Simons, Nathalia Favaro, Patricia Gouvêa, Renata Cruz, Pedro Vaz, Renata Padovan, Rodrigo Braga, Sergio Helle, Simone Fontana Reis e Turenko Beça - entre pintura, fotografia, música, instalação, escultura, performance e arte multimídia. “A proposta da residência consiste na compreensão da coexistência como uma prática importante do processo poético. A natureza é vista como sujeito da paisagem e da construção do mundo, que influencia o nosso modo de vida”, explicou a curadora do LabVerde, Lilian Fraiji.
De acordo com Lilian, trazer a exposição para o Rio tem um significado que vai além de uma mostra convencional. “Desejamos que, por meio da arte, as pessoas compreendam como qualquer mudança no ecossistema da Amazônia influencia diretamente no comportamento climático de todo o Hemisfério Sul”, explicou.
Além da exposição, que ocupa o primeiro andar da Z42, galeria dedicada à arte contemporânea próxima à Estrada de Ferro do Corcovado, no Cosme Velho, o LABVERDE reúne artistas do mundo inteiro no Espaço Vazio, casa de residência também localizada no Cosme Velho, com a promoção de roda de conversas, shows e performances.
Na sexta-feira, às 14h, será realizada um debate entre os expositores, visando à troca de processos artísticos, com participação do público. No sábado, haverá uma sessão especial do projeto Sonora, que promove uma imersão pelos sons da Floresta. 
Abertura
A abertura, no dia 9, às 19 horas, terá show da americana Lisa Schonberg e seu grupo de percussão Secret Drum Band. Musicista, formada em ecologia e entomologia, concentrou suas pesquisas nas formigas da Amazônia, e descobriu que elas também se comunicam por meio do som, que utilizou como base para suas composições. Lisa, que toca bateria desde criança, viaja por todo mundo fazendo a documentação criativa de paisagens sonoras, insetos e habitats.
O projeto
Criado pela Manifesta Arte e Cultura em cooperação com o Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (INPA), o LABVERDE promove uma vivência intensiva na floresta mediada por uma equipe de especialistas nas áreas de arte, filosofia, biologia, ecologia e ciências naturais. O objetivo principal do programa é a criação de conteúdos culturais sobre o meio ambiente, gerados pelo conhecimento teórico e pela experiência prática na Floresta Amazônica.
Duas vezes por ano, são promovidas imersões de 10 dias que atraem artistas de todo o mudo em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (INPA). 
Serviço
Como falar com as árvores
Quando: De 9 de maio a 28 de junho
Horário da abertura: 19 horas
Horário de visitação: segunda a sexta, de 13h às 18h - sábados, dependendo da programação da exposição
Local: Z42 Arte e Espaço Vazio
Endereço: Endereço: Rua Filinto de Almeida, 42 – Cosme Velho
Entrada gratuita
Programação 
 
UAU Show, dia 9 de maio às 20h30
 
Troca de processos Artísticos, 10 de maio, às 14 horas
 
Projeto Sonora, dia 11 de maio, às 16 horas
 


Nenhum comentário: