concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

segunda-feira, 13 de maio de 2019

exposição DIREITO DO AVESSO | AVESSO DO DIREITO - Angeli e Laerte - SP

                                 
EXPOSIÇÃO DE MAIO NA PAULISTA, MAIOR EXPOSIÇÃO AO AR LIVRE DA AMÉRICA LATINA, CHEGA À SUA QUINTA EDIÇÃO TRATANDO DE DIREITOS
Grandiosa como a cidade de São Paulo, exposição de charges de Angeli e Laerte na Avenida Paulista é uma realização da UGT e traz reflexões sobre o dia e o mês dos trabalhadores

Um presente da UGT – União Geral dos Trabalhadores para São Paulo e seus cidadãos, através de seu presidente Ricardo Patah e o Secretário de Organização e Políticas Sindicais, Francisco Pereira de Sousa Filho, o Chiquinho, a Exposição de Maio na Paulista, que celebra o 1º de Maio, chega em 2019 à sua quinta edição com trabalhos de dois dos maiores ilustradores brasileiros, Angeli e Laerte:  DIREITO DO AVESSO | AVESSO DO DIREITO.
As charges saltam das páginas de publicações impressas e online para invadir a principal avenida brasileira, o maior centro empresarial do país, palco de importantes manifestações, com trabalhos que abordam os direitos humanos através de temas como eleições, saúde pública, igualdade de raças e gêneros, educação, desigualdade social, a questão do uso de agrotóxicos, assuntos cada vez mais presentes na pauta do País e ausentes no dia-a-dia da população.

DIREITO DO AVESSO | AVESSO DO DIREITO traz um crítico retrato da situação brasileira atual na maior exposição ao ar livre da América Latina, e entre as maiores do planeta, que ocupa, de 13 a 31 de maio, um quilômetro da ciclovia da principal via da cidade, a Paulista, e deve ser vista por 5 milhões de pessoas diferentes. Desde a esquina da Rua Augusta, estendendo-se imponente até a Alameda Campinas, a mostra traz 30 charges de Angeli e Laerte, parceiros desde os anos 1980, quando Angeli lançou a revista "Chiclete com Banana", uma das mais importantes publicações de quadrinhos adultos do Brasil. A ilustração volta em 2019 após três edições apresentando fotografias, como em 2018, quando os curadores Monica Maia e Fernando Costa Netto, da DOC Galeria, inovaram ocupando a Paulista com obras de Carla Caffé e Guto Lacaz.
“Laerte e Angeli nos alegram com suas charges modernas e inovadoras. Ao mesmo tempo, nos fazem refletir sobre a sociedade em que vivemos, com seus problemas, como o desemprego, a desigualdade e as novas tecnologias”, diz o presidente da UGT, Ricardo Patah. “Laerte e Angeli nos fazem rir das nossas desgraças, dos problemas que nos atormentam, cada um com seu humor inquieto e criativo”, completa Chiquinho.
A primeira grande Exposição de Maio na Paulista, série criada pela Maná Produções, Comunicações e Eventos, aconteceu em 2015 e teve como tema os “30 Anos de Redemocratização do Brasil”; a segunda, em 2016, celebrou os “100 Anos do Samba”; a terceira, realizada em parceria com o PNUD - Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento e a OIT – Organização Internacional do Trabalho, representou os “17 Objetivos para Transformar o Mundo”;  quarta, em 2018, teve como tema “A Quarta Revolução Industrial” com ilustrações de Carla Caffé e Guto Lacaz. Estas edições foram visitadas por 20 milhões de pessoas entre 2015 e 2018 e aguarda-se um público de cerca de 5 milhões de visitantes únicos para 2018.
A edição de 2019 traz uma boa novidade: a itinerância. Pela primeira vez a exposição amplia seu alcance e ultrapassa os limites da Av. Paulista, chegando a bairros da cidade em mostras na Casa de Cultura do Butantã, na Casa de Cultura da Vila Guilherme, o Casarão, no Centro de Convívio de Cultura da Vila Mariana e na Galeria Prestes Maia, em datas a serem confirmadas.
 “A cultura quando atacada reage. E quando espalhada cresce. A Exposição de Maio na Paulista é uma resposta cosmopolita da Cidade de São Paulo”, afirma André Guimarães, realizador do evento. “Busco um humor ácido, que nos traga desconforto. Uma crítica dura como um soco no estômago. Seco e certeiro. E que nos leve a refletir sobre os rumos e o comportamento da sociedade em que vivemos”, diz Angeli. Laerte completa: “Sinto que, com o nosso trabalho, a gente conecta coisas muito modernas a coisas muito antigas; e que isso é algo que precisa ser feito.”
Direitos humanos de uma forma ampla são o tema central desta discussão que a União Geral dos Trabalhadores traz para a Avenida Paulista em Maio de 2018. Não é um evento que propriamente comemora o Dia do Trabalho, mas que coloca na pauta do 1º de Maio este assunto da maior importância e urgência para a sociedade.

Sobre Angeli
Arnaldo Angeli Filho nasceu em 31 de agosto de 1956, na cidade de São Paulo, e aos 14 anos publicou seu primeiro desenho na extinta revista Senhor. Em 1973, foi convidado a desenhar para o jornal Folha de S. Paulo, no qual criou a tira diária “Chiclete com Banana”, publicada na seção de quadrinhos, lançando personagens como Rê Bordosa, Bob Cuspe, Wood & Stock e os Skrotinhos, entre outros. Em 1985, “Chiclete com Banana" transformou-se em uma revista de quadrinhos independente de mesmo nome, com inquestionável influência no mercado editorial.
Angeli é autor de vários livros e participou de diversos festivais de comics na Europa. Teve seus trabalhos publicados pelas revistas Linus, de Milão; El Vibora, de Barcelona; Humor, de Buenos Aires, e no jornal Diário de Notícias, de Lisboa.
Por mais de 40 anos, trabalhou com exclusividade como chargista político para a Folha de S. Paulo e para o Universo OnLine (UOL). Desenvolveu alguns quadrinhos animados para a internet e para o Cartoon Network. Foi um dos 100 artistas mundiais homenageados pelo Google para ter alguns de seus trabalhos expostos nas interfaces do Google para a Internet. É um dos idealizadores e editores do projeto Baiacu.

Sobre Laerte
Laerte é autora de quadrinhos, cartuns e charges. Nasceu em São Paulo, em 1951 - fez alguns cursos livres de pintura, desenho e teatro; entrou na USP, em Comunicações, pra fazer Música e depois Jornalismo - não se graduou.
Foi uma das criadoras da revista Balão (quadrinhos) e da empresa Oboré (assessoria de comunicação para sindicatos). Publicou seu trabalho n’O Pasquim, n’O Bicho, no Estado de São Paulo, na Folha de São Paulo, em várias revistas. Foi autora da revista Piratas do Tietê - também o nome da tira diária que produz.
Participou da redação de programas de tevê da Rede Globo: “TV Pirata”, “TV Colosso”, “Sai de Baixo”.
Apresentou o programa “Transando com Laerte”, no Canal Brasil. No cinema, participou do curta “Vestido de Laerte”, de Claudia Priscila e Pedro Marques; e do longa “Laerte-se”, de Lygia Barbosa e Eliane Brum.

Ficha Técnica
Realização: UGT – União Geral dos Trabalhadores
Presidente: Ricardo Patah
Secretário de Organização e Políticas Sindicais: Francisco Pereira de Sousa
Criação, planejamento e produção: André Guimarães - Maná Produções, Comunicação e Eventos
Curadoria: Mônica Maia e Fernando Costa Netto - DOC Galeria

Serviço:
Exposição de Maio na Paulista - DIREITO DO AVESSO | AVESSO DO DIREITO
Charges de Angeli e Laerte
Ciclovia da Av. Paulista, entre Rua Augusta e Al. Campinas
De 13 a 31 de maio

Nenhum comentário: