concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

Prêmio Artes Visuais Cerâmica Julia Botafogo

 Prêmio Artes Visuais

APRESENTAÇÃO
A Cerâmica Julia Botafogo torna pública a convocação de inscrição de trabalhos de artistas visuais para confecção de um painel de arte pública em azulejos. Esta chamada é incentivada pelo Edital Fomenta Festivais, em conformidade com a Lei no 14.017/2020 - Lei Aldir Blanc, lançada pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal. 
Informações e esclarecimentos de dúvidas de interpretação desta Chamada poderão ser obtidos através de e-mail enviado para o endereço eletrônico: artepublica@ceramicajuliabotafogo.com. Todas as questões serão esclarecidas, em até 24 horas após o recebimento, pela equipe responsável.

OBJETO
A presente Chamada Pública tem por objeto selecionar e premiar financeiramente, no valor de 1.000,00 (mil reais), um trabalho artístico para a confecção de um painel de azulejo de 1m2, realizado pela Cerâmica Julia Botafogo e a pintura executada por Lázaro Trucci, a ser instalado em local de acesso público no município de Silva Jardim.

O trabalho artístico enviado deverá ter como tema o patrimônio cultural de Silva Jardim e ser apresentado sob a forma de fotografia, pintura, desenho, colagem, técnicas mistas, dentre outras, digitalizadas em alta.

Entende-se por “patrimônio cultural as práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas – junto com os instrumentos, objetos, artefatos e lugares culturais que lhes são associados – que as comunidades, os grupos e, em alguns casos, os indivíduos reconhecem como parte integrante de seu patrimônio cultural. Este patrimônio cultural, que se transmite de geração em geração é constantemente recriado pelas comunidades e grupos em função de seu ambiente, de sua interação com a natureza e de sua história, gerando um sentimento de identidade e continuidade e contribuindo assim para promover o respeito à diversidade cultural e à criatividade humana.”(IPHAN)

O “patrimônio cultural, conforme definido acima, pode ser compreendido, nos seguintes campos: celebrações, lugares, formas de expressão e saberes, ou seja, as práticas, representações, expressões, lugares, conhecimentos e técnicas relacionados aos bens culturais."(IPHAN)

OBJETIVO
•A presente convocatória tem por objetivo escolher 1 imagem para realização do Objeto deste edital.
•Fomentar a produção cultural de artistas autônomos.
•Abrir horizontes de acesso a processos colaborativos na construção de uma ação cultural e obra de arte.
•Democratizar e diversificar o acesso e a produção de artes, chegando à comunidades rurais, como o distrito de Aldeia Velha, Silva Jardim-RJ.
•Contribuir para a ampliação da percepção estética do transeunte a partir do painel de cerâmica colaborativo.
•Criar uma referência de cerâmica para as Baixadas Litorâneas.
•Criar um espaço virtual para dar visibilidade ao projeto, promover discussões para além do território, estimular o fazer artístico.
•Corroborar a diversidade cultural, a construção de acesso a bens culturais e avançar nas produções artísticas de Arte Pública no interior do estado do Rio de Janeiro.
•Atrair turistas e visitantes interessados em arte e patrimônio cultural.
•Garantir a viabilidade e a sustentabilidade cultural do patrimônio cultural local, tais como a identificação, a preservação, a proteção, a promoção, a valorização e a transmissão para gerações futuras.

CRONOGRAMA
1. Abertura de chamada pública – 03/02/2021
2. Inscrição de propostas – até 28/02/2021
3. Seleção de propostas – até 03 /03/2021
4. Resultado – 03/03/2021
5. Contratação – até 05/03/2021
6. Reprodução das obras – até 20/03/2021
7. Instalação - 23/03/2021

INSCRIÇÃO
Para se inscrever é necessário preencher o formulário no link https://forms.gle/28d2Bfiq3gc6R94JA e anexar a imagem digitalizada em alta. As inscrições estarão abertas até às 23:59 horas do dia 28/02/2021.

CARACTERÍSTICAS DAS PROPOSTAS E DA PROPONENTE
Serão aceitas inscrições de artistas visuais de qualquer localidade no Brasil, maiores de 18 anos.
Podem ser inscritas obras inéditas ou prontas, fotografia, pintura, desenho, colagem, técnicas mistas, dentre outras, digitalizadas em alta. Cada artista pode enviar mais de uma imagem.
Consideramos relevante para o tema Patrimônio Cultural de Silva Jardim todo "conjunto dos saberes, fazeres, expressões, práticas e seus produtos, que remetem à história, à memória e à identidade desse povo." (IPHAN).

Critérios
Singularidade da proposta, grau de criatividade e de experimentação estética do conteúdo artístico-cultural apresentado 00 a 30 pontos
Grau de relevância da proposta em relação à sua contribuição para a manutenção do Patrimônio Cultural de Silva Jardim  00 a 30 pontos
Clareza e consistência da proposta conceitual  00 a 20 pontos
Adequação da proposta ao objeto 00 a 10 pontos
Qualificação técnica da proponente  00 a 10 pontos
Pontuação adicional:
Propostas de artistas da Baixada Litorânea  00 a 05 pontos
Propostas de artistas mulheres 00 a 03 pontos

RESULTADO
O resultado será publicado no dia 03/03/2021 na página do Instagram e no Facebook e a/o selecionada(o)
também será comunicada(o) por e-mail. Não caberá recurso. Caso a/o proponente selecionada(o) não deseje mais fazer parte dessa chamada antes da assinatura do contrato​, deverá comunicar sua decisão por escrito.

CONTRATAÇÃO
A remuneração para a/o artista selecionado por esta convocatória será de 1.000 reais. O pagamento será efetuado após a divulgação do resultado.
O valor unitário para proposta é bruto e nele poderão incidir descontos e impostos previstos na legislação vigente.
A assinatura do contrato será virtual. A/o proponente fica ciente que caso a equipe de produção necessite de outros documentos que não constem neste edital, a/o mesmo tem a obrigação de apresentá-los, quando solicitados.

DISPOSIÇÕES GERAIS
A Coordenação é de Julia Botafogo. A assistência de produção é de Patrícia Depiné. A programação visual é de Flavio Lazarino. 
Canal de comunicação para maiores esclarecimentos: artepublica@ceramicajuliabotafogo.com
Site: ceramicajuliabotafogo/artepublicaceramica
O nome e a foto associados à sua Conta do Google serão registrados quando você fizer upload de arquivos e enviar este formulário.

Nenhum comentário: