concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

sábado, 13 de abril de 2024

Prémio FLAD de Desenho até 9 de maio - para portugueses ou estrangeiros vivendo em Portugal e com idade até 28 anos

 

Candidaturas abertas para a nova edição do Prémio FLAD de Desenho

De 2 de abril a 9 de maio, estão abertas as candidaturas para o Prémio FLAD de Desenho, uma iniciativa da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD) que visa distinguir e apoiar artistas promissores na área do desenho. O prémio – no valor de 20 mil euros – destina-se a artistas de nacionalidade portuguesa ou residentes em Portugal há mais de cinco anos, com idade igual ou superior a 28 anos à data da candidatura.

Desenvolvido em parceria com a Drawing Room Lisboa, o Prémio FLAD de Desenho tem vindo, desde 2021, a reconhecer talentos e a estimular a produção de desenho contemporâneo no panorama artístico português. Entre os vencedores das edições anteriores, encontram-se Pedro Tropa, em 2021, Maria Capelo, em 2022, e Carla Filipe, em 2023.

O processo de seleção do vencedor será desenvolvido em duas fases. Numa primeira etapa, as candidaturas serão avaliadas por um júri de seleção composto por José Marmeleira (crítico), João Sarmento SJ (coordenador na galeria da Brotéria), Sofia Ponte (professora no IADE – Universidade Europeia) e Filipa da Rocha Nunes (representante da FLAD). Serão selecionados 10 artistas finalistas, cujos trabalhos serão expostos na Drawing Room Lisboa 2024, a decorrer entre 23 e 27 de outubro, na Sociedade Nacional de Belas-Artes. No decorrer da feira, um segundo júri de seleção, composto por Nuno Nunes-Ferreira (artista), Mónica Álvarez Careaga (diretora da Drawing Room Lisboa) e António Pinto Ribeiro, em representação da FLAD, selecionará e anunciará um vencedor entre os artistas apurados na primeira fase.


Podem candidatar-se:

  • Artistas de nacionalidade portuguesa ou estrangeiros residentes em Portugal há mais de cinco anos;
  • Artistas com idade igual ou superior a 28 anos à data das respetivas candidaturas.

mais informações:

Candidaturas Abertas: Prémio FLAD de Desenho 2024 - FLAD


fonte: Revista UMBIGO

Nenhum comentário: