concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Aliança Francesa promove concurso cultural de fotografia e literatura



A Aliança Francesa de São Paulo promove, até 31 de julho, o concurso cultural “O que há de francês em São Paulo” Contemplando duas categorias: fotografia e produção literária, o concurso é aberto ao publico em geral, alunos da escola ou não, amadores ou profissionais dessas áreas maiores de 18 anos.
O vencedor de cada categoria será premiado com um curso na Aliança Francesa de São Paulo, uma viagem à Paris, além de ter a oportunidade de ver os trabalhos expostos em uma mostra aberta ao publico que irá reunir as melhores fotos e textos enviados, ao final do concurso.
O concurso cultural pretende retratar o que a cidade de São Paulo tem da influencia francesa ou de outros países francófonos, seja em relação à cultura ou ao idioma. Para auxiliar na pesquisa sobre o idioma francês, a Aliança Francesa de São Paulo coloca à disposição, uma série de fontes de inspiração que podem ser encontradas no site www.aliancafrancesa.com.br/concurso2011, além da biblioteca Claudie Monteil, instalada na Unidade Centro da escola, na Vila Buarque.
O júri será composto por profissionais reconhecidos em cada área. O fotografo João Kulcsár, responsável pelo júri na categoria fotografia, é professor do Senac, pós-graduado em Havard e responsável pela curadoria de grandes exposições fotográficas na cidade de São Paulo em importantes museus como o MIS, Museu de Imagem e Som, Galeria Olido, além de exposições em comemoração aos 450 anos da cidade de São Paulo.
Ainda no júri de fotografia, Luis Garrido, formado pela Faculdade de Vincennes e na Escola Nacional de Photografia Francesa. De volta ao Brasil, em 1971, dedicou-se a fotografia de moda e publicidade. Ha varios anos Garrido vem fotografando personalidades brasileiras das mais diversas areas da sociedade. O arquivo tem hoje mais de 750 retratos. Já na categoria de produção literária terá a professora doutora Lígia Ferreira como jurada, que integra o quadro de docentes na área de línguas e literatura francesa da UNIFESP, Universidade Federal do Estado deSão Paulo.
Para mais informações sobre o concurso acesse o site www.aliancafrancesa.com.br/concurso2011.

Nenhum comentário: