concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

quinta-feira, 30 de junho de 2011

VII Salão de artes Plásticas de Suzano – 2011




A sétima edição do Salão de Artes Plásticas de Suzano (SP) recebe inscrições entre 04 e 29/07/11 de artistas brasileiros, maiores de 16 anos. O Salão, que distribui R$ 26.600 reais em prêmios, destina-se a reunir, fomentar, incentivar e valorizar a produção artística, além de descobrir novos valores nas artes plásticas e promover o acesso à arte aos suzanenses. A mostra dos selecionados ocorre entre 05 e 31/10/11, no Centro Cultural Francisco Carlos Mariconi.

Confira o edital completo:

Da organização
1. A abertura do VII Salão de Artes Plásticas de Suzano será no dia 5 de
outubro de 2011.
2. O salão ficará aberto ao público de 6 a 31 de outubro de 2011, no Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi, localizado na rua Benjamin Constant, 682, Centro, Suzano, de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, e aos sábados, das 9h às 14h.
3. O VII Salão de Artes Plásticas de Suzano será organizado pela Secretaria Municipal de Cultura.
Da participação 4. Poderão participar do VII Salão de Artes Plásticas de Suzano artistas brasileiros ou naturalizados, maiores de 16 anos.
Obs.: Participantes menores de 18 anos deverão apresentar autorização dos pais ou responsáveis.
5. As obras inscritas no VII Salão de Artes Plásticas de Suzano deverão ser inéditas, de própria autoria e estar, preferivelmente, datadas.
6. O tema do VII Salão de Artes Plásticas de Suzano é livre.
Da inscrição 1º fase (seleção por fotos)
7. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas pessoalmente, no
período de 4 a 29 de julho de 2011, no horário das 9h às 17h, no Casarão das Artes (rua 27 de Outubro, 271, Centro, Suzano), ou pelo correio, respeitando a data de postagem limitada a 29 de julho de 2011. Informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 4747-4180 ou pelo e-mail cultura@suzano.sp.gov.br.
8. Os artistas deverão inscrever 03 (três) obras em apenas uma categoria, seja pintura, escultura, gravura, colagem, fotografia, objeto ou desenho, dentro de apenas uma das modalidades: arte acadêmica ou arte moderna/contemporânea. Instalações e novas mídias estarão inseridas em outro projeto.
Obs. As obras deverão ter no máximo 1,60m de altura e 1,30m de largura. No caso das tridimensionais, 1,50m de profundidade, 1,50m de largura e 2m de altura, com peso limitado de 50 quilos.
Obs.: Não serão aceitas obras com materiais perecíveis ou adulteráveis ou que comprometam a integridade física do local, do público e dos funcionários.
9. As inscrições serão feitas pelos artistas mediante preenchimento de ficha própria, com letra de forma legível ou datilografada, acompanhada de:
- 1 foto de cada obra, no tamanho de 15cmx21cm, devidamente identificadas no verso com nome do autor, técnica, categoria, material utilizado na obra, modalidade e data de execução da obra;
- Currículo resumido do artista;
- Descrição resumida das obras;
- Cópia do comprovante de residência;
- Cópia do documento de identidade (RG);
- Autorização com RG e assinatura dos pais ou responsáveis, quando menor de 18 anos.
Obs.: A retirada do material de inscrição (fotos, cópias de documentos,
currículo etc.) de artistas não selecionados deverá ser feita impreterivelmente entre os dias 4 e 25 de setembro de 2011. Após essa data, os materiais serão descartados. Artistas que enviarem envelopes selados receberão a devolução do material de inscrição pelo correio no mesmo período.
10. Serão selecionados 35 (trinta e cinco) artistas de Suzano e outras
localidades por uma comissão julgadora. Fica a critério da comissão julgadora aumentar ou diminuir a quantidade de selecionados, de acordo com o critério técnico.
11. A seleção da 1ª fase será feita entre os dias 15 e 20 de agosto de 2011, por uma comissão julgadora de reconhecida competência no campo das artes plásticas, nomeada pela Secretaria de Cultura de Suzano. O resultado será divulgado após o dia 23 de agosto de 2011, na imprensa local e no site www.suzano.sp.gov.br.
Obs.: À DECISÃO DA COMISSÃO JULGADORA NÃO CABERÁ RECURSO
DE QUALQUER NATUREZA.
2º fase
12. A entrega das obras selecionadas deverá ser feita no Casarão das Artes, no período de 01 e 24 de setembro de 2011, pessoalmente ou pelo correio. A retirada deverá ser feita até 15 (quinze) dias úteis após o encerramento da exposição. Após esse prazo, as obras não retiradas passarão a fazer parte do acervo da Secretaria Municipal de Cultura.
Obs.: As obras entregues deverão ser as mesmas que foram selecionadas por fotos pela comissão julgadora. Não serão aceitas substituições.
13. As obras deverão estar datadas, assinadas e identificadas no verso, com descrição da técnica utilizada, título da obra, modalidade, dimensões e nome do artista.
14. As obras deverão estar devidamente emolduradas, no caso de telas, com ganchos para fixação etc. Para painéis ou outros suportes não se exige moldura.
15. Os artistas participantes que enviarem obras via correio ou transportadora são responsáveis pelos custos gerados nesse processo, tanto no envio quanto na retirada das obras.
16. A comissão julgadora fará a seleção dos premiados entre os 26 e 30 de setembro de 2011.
17. Os critérios usados pela comissão julgadora serão:
a) Originalidade;
b) Criatividade; e
c) Técnica.
Da premiação
18. Serão conferidos os seguintes prêmios: “Aquisição”, para os 03 (três) primeiros lugares em cada modalidade (arte acadêmica e arte moderna/contemporânea), e o prêmio Cidade das Flores, para residentes em Suzano, abaixo detalhados:
Prêmio aquisição - Arte moderna/ contemporânea:
1º lugar: R$ 3.500,00 (três mil e quinhentos reais). Prêmio aquisição de uma das obras inscritas.
2º lugar: R$ 2.500,00 (dois mil e quinhentos reais). Prêmio aquisição de uma das obras inscritas.
3º lugar: R$ 2.000,00 (dois mil reais). Prêmio aquisição de uma das obras inscritas.
Prêmio aquisição - Arte acadêmica:
1º lugar: R$ 3.500,00 (três mil e quinhentos reais). Prêmio aquisição de uma das obras inscritas.
2º lugar: R$ 2.500,00 (dois mil e quinhentos reais). Prêmio aquisição de uma das obras inscritas.
3º lugar: R$ 2.000,00 (dois mil reais). Prêmio aquisição de uma das obras inscritas.
Prêmio Cidade das Flores - Arte acadêmica:
1º lugar: R$ 2.000,00 (dois mil reais). Prêmio aquisição de uma das obras inscritas.
2º lugar: R$ 1.000,00 (hum mil reais). Prêmio aquisição de uma das obras inscritas.
3º lugar: R$ 800,00 (oitocentos reais). Prêmio aquisição de uma das obras inscritas.
Prêmio Cidade das Flores - Arte moderna/ contemporânea:
1º lugar: R$ 2.000,00 (dois mil reais). Prêmio aquisição de uma das obras inscritas.
2º lugar: R$ 1.000,00 (hum mil reais). Prêmio aquisição de uma das obras inscritas.
3º lugar: R$ 800,00 (oitocentos reais). Prêmio aquisição de uma das obras inscritas.
Obs.: O prêmio Cidade das Flores está destinado aos artistas participantes residentes em Suzano que não estejam entre os três premiados de cada categoria. Fica, portanto, explícito que uma das obras vencedoras (em 1º, 2º e 3º lugares) em cada modalidade, inclusive do prêmio Cidade das Flores, passarão a fazer parte do acervo artístico de Suzano.
Das disposições gerais
19. A Secretaria de Cultura de Suzano não se responsabiliza por danos ou furtos que as obras venham a sofrer durante o período de inscrição e
exposição.
20. O transporte, a embalagem e a seguridade das obras são de
responsabilidade do artista.
21. O ato de inscrição implica na autorização para uso e veiculação da imagem das obras selecionadas para o VII Salão de Artes Plásticas de Suzano para confecção de calendários, postais, folderes e divulgação de ações culturais da Prefeitura de Suzano.
22. d) O ato da inscrição implica na automática aceitação deste regulamento, não cabendo recurso de qualquer natureza.

Mais informações:
Casarão das Artes
Rua 27 de Outubro, 271, Centro, fone (11) 4746-4414, Suzano (SP), CEP 08674-200. iberearts@yahoo.com.br e www.suzano.sp.gov.br

CENTRO CULTURAL FRANCISCO CARLOS MORICONI
Suzano (SP): r. Benjamin Constant, 682, Centro, tel. (11) 4747-4180.
Seg. a sex., 9h/19h; sáb., 9h/14h. www.suzano.sp.gov.br


CRONOGRAMA                                                                  
Abertura das inscrições
04 de Julho de 2011

Término das inscrições
29 de Julho de 2011

Início da mostra
05 de Outubro de 2011

Témino da mostra
31 de Outubro de 2011

Nenhum comentário: