concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Estado do Rio de Janeiro cataloga seu acervo de arte sacra


Estado do Rio de Janeiro cataloga seu acervo de arte sacra

 

de 

Com um dos maiores acervos de arte sacra do Brasil, o Estado do Rio de Janeiro deve terminar, até o início de 2013, o inventário de mais três regiões: Serrana, Médio Paraíba e Centro-sul.

O trabalho do Departamento de Bens Móveis e Integrados do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) já foi concluído no norte e noroeste do estado e na baixada litorânea, resultando na publicação de dois livros. Até o início de 2014 deve ser feito o levantamento da Costa Verde e Baixada Fluminense, para, até o final do ano, fazer o inventário da arte sacra da capital do Estado.
O diretor do departamento, Rafael Azevedo, conta que a ação começou em 2008 e explica que o trabalho é minucioso e começa com pesquisa em arquivos e documento, para saber onde ir e o que procurar. “Com a referência do que procurar, a equipe vai ao local e identifica o que realmente tem importância histórica, litúrgica, artística, estética, enfim, a equipe vai fazer esse diagnóstico e lança no sistema que nós temos online, para ser analisado pela equipe de escritório. Essa equipe do escritório faz uma revisão e aprofunda as análises estilísticas, iconográficas e ornamentais de cada peça.”
Ele lembra que um dos objetivos do trabalho é dar auxílio técnico e mapear os locais que precisam de ações emergenciais, para direcionar melhor as políticas de proteção em cada região.
O diretor do Inepac, Paulo Vidal, explica que, além da arte sacra, o órgão também está fazendo outros inventários, como o da arquitetura rural fluminense, principalmente nas fazendas do ciclo do café do vale fluminense, e também do patrimônio imaterial. Ele diz que o levantamento é o primeiro passo para proteger os bens culturais.
O inventário está disponível para consulta no site www.artesacrafluminense.rj.gov.br.
*Com informações da Agência Brasil

Fonte: Cultura e Mercado 

Nenhum comentário: