concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

terça-feira, 28 de agosto de 2012

CERÂMICA DO POVO SURUÍ DE RONDÔNIA - FAAP



MATRÍCULAS ABERTAS!
Garanta já a sua vaga.

Informações sobre o curso:
Ø       Início Previsto – 13/09 a 29/11/2012 – 5ª feiras das 14h às 16h
Ø       Carga horária – 20 horas

Investimento
Ø       Público Externo – 3 parcelas de R$ 250,00
Ø       Comunidade Faapiana – 3 parcelas de R$ 225,00

Forma de Pagamento Parcelado
Ø       Cheque pré ou cartão de crédito

Matrícula pela internet: Caso a forma de pagamento escolhida seja cartão de crédito, a matrícula pode ser realizada através do site (clique aqui). Selecionando a turma e clicando em “INSCREVA-SE”, basta seguir o passo-a-passo para receber a confirmação da matrícula por e-mail.

Documentos Necessários para matrícula
  • 1 foto 3x4
  • Cópia do RG e CPF
  • Cópia do Comprovante de Residência
 O início das aulas está sujeito a um número mínimo de alunos matriculados

Local do curso e endereço para efetivar a sua matrícula
Ø       FAAP Núcleo de Cultura | Campus FAAP São Paulo – Sede
Rua Alagoas, 903 – Prédio 1, subsolo
Higienópolis – São Paulo/SP

Canais de Atendimento
Ø       Telefone – (11) 3662-7034
Ø       Email – nucleo.informacao@faap.br

Horário de Atendimento
Ø       Presencial – de segunda à quinta-feira das 10h às 22h; sexta-feira das 10h às 19h; e sábados das 8h às 12h.
Ø       Telefônico – de segunda à sexta-feira das 8h00 às 20h00.
Caso não possa comparecer nesse horário envie um e-mail para nucleocultura@faap.br

Desde já expressamos que será um prazer ter você conosco!

Atenciosamente,
FAAP Núcleo de Cultura


DETALHES SOBRE O CURSO
Professor:
Jean-Jacques Vidal

Escultor/ ceramista, teve formação nas artes do vidro ( fusing, pasta de vidro e casting ) nos” ateliers de verre de la ville de Paris” ,França 1990-1993,Mestre em artes visuais.UNESP- Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”Instituto de Artes –IA- São Paulo. Professor de modelagem I e II, Cerâmica, escultura I e aprofundamento das artes do fogo na UNIMESP: Centro universitário metropolitano de São Paulo. Guarulhos.Professor de modelagem, Liceu Pasteur. São Paulo.




Objetivo:
Esta proposta de curso sobre a produção cerâmica deste povo procura mostrar através de aulas expositivas, a mudança e a continuidade cultural entre os Suruí através de sua produção Cerâmica. Mostrando os processos e procedimentos elaborados por eles na fabricação de suas peças, o ritual envolvido e a análise de mitos onde a cerâmica se faz presente além de apresentar a coleção particular da antropóloga Betty Mindlin de peças trazidas nos anos 70 do século XX e peças fabricadas em 2010 resultado de pesquisa aprofundada sobre este tema. Como continuidade desta proposta serão ministradas aulas relacionadas a este modo de fazer através da prática da modelagem e queima.

Programa:
1)  Apresentação da pesquisa.
2) Apresentação da sequência dos processos de fabricação.
3) O conceito de design inserido nesta produção especifica da cerâmica Suruí.
4) Analise comparativa com outras produções indígenas.
5) Elaboração de um projeto para fabricação de um Objeto-Arte em cerâmica.
6) Modelagem.
7) Modelagem
8) Acabamento
9) Queima
10) Análise da produção
Metodologia:
Esta pesquisa é o resultado de um trabalho de campo sobre um aspecto específico da cultura material dos índios Suruí de Rondônia, a cerâmica. A investigação se fez através de levantamento etnográfico, registro fotográfico e vídeo dos procedimentos utilizados por este povo para fabricar suas peças, verificando a localização da matéria-prima, procedimentos de extração deste material, possíveis temperos agregados à argila, técnicas de modelagem, queima, tratamento de superfície e função utilitária e ritualística das peças, com ênfase nas relações sociais envolvidas neste processo.
 Este estudo propôs-se também a recolher e documentar peças cerâmicas contemporâneas, com a finalidade de comparar a produção atual com as coleções Suruí dos anos 70 e 80 do século XX, do acervo particular da antropóloga Betty Mindlin, e de peças elaboradas em 2010 na aldeia Gãbgir, de modo a verificar, de um lado, a continuidade dos processos tecnológicos e de outro lado às mudanças culturais, em termos de morfologia, volume, acabamento de superfície, além de observar se fatos históricos como os contatos com os não indígenas influíram ou alteraram a produção cerâmica em relação aos processos de manufatura, implementos utilizados, técnicas empregadas, usos e interferências nas relações sociais.


Para entrar em contato com a FAAP, acesse um dos canais a seguir:
http://www.faap.br/nucleocultura/ | nucleo.informacao@faap.br | Central de Atendimento: (11) 3662-7034
Novo Horário de Atendimento Telefônico: 2ª a 6ª das 8h00 às 20h00

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