concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

segunda-feira, 15 de julho de 2013

Casa do Saber - Cursos - SP

Casa do Saber - Cursos
História da Arte
Da Pré-História ao século 21
com Roberto Coelho Barreiro Filhounidade Jardins/Mario FerrazAs imagens e obras de arte visuais criaram ao longo da história um universo expressivo próprio, irredutível à linguagem discursiva. O curso, com foco nos principais movimentos e ideias componentes dos períodos históricos em que estão inseridos, tem como objetivo apresentar um campo do conhecimento no qual as mensagens só podem ser analisadas a partir de sua própria lógica e cujo sentido é dado por sua sedimentação histórica e cultural.
Uma História da Visão
Do olho físico ao olhar artístico
com Carlos Fernando C. Nogueiraunidade Jardins/Mario FerrazO curso descreve e analisa a participação da visão na trajetória humana, desde sua origem e evolução biológica às consequentes implicações históricas da capacidade visual como determinante do desenvolvimento cultural - e mais especificamente artístico - desdobrando-se em criação, apreciação e análise. O curso objetiva estimular uma tomada de consciência da relação entre as limitações físicas constitutivas do aparelho visual humano versus a grande complexidade e abrangência de seu desempenho na cognição, apreensão (e compreensão) da realidade, comunicação, expressão e tecnologia.

Saber como se desenvolveu e como funciona de fato o sentido da visão pode alterar a compreensão das coisas e o teor de seu impacto. Compreender como a educação do olhar acontece sob a “tutela” do ambiente e da cultura, à revelia de consciência e consentimento individuais, pode ampliar e qualificar significativamente a leitura feita do mundo.
Londres nas Entrelinhas da Arte
com Denise Gadelhaunidade Jardins/Mario FerrazLondres, a metrópole de mais de dois milênios de existência, serviu de palco para grandes transformações culturais. A atitude dos notáveis gênios ingleses Sir Christopher Wren (cientista, arquiteto e urbanista - 1632-1723) e William Turner (pintor - 1775-1851) é exemplo das posturas que caracterizaram a paisagem do seu tempo. Tendo Londres como cenário, o curso entrecruzará narrativas históricas a partir de um olhar muito particular sobre o mundo, aquele tipo de olhar inquieto, propositor e carregado de criatividade dos artistas. Este mergulho na paisagem cultural vista sob lentes artísticas se estenderá aos dias de hoje, agregando relatos de curadorias específicas em grandes museus que buscam alinhar obras atuais com o amplo legado do passado.

O Renascimento
Dramas e perspectivas na pintura italiana do século 16

com Tereza Aline Pereira de Queirozunidade Jardins/Mario FerrazTema de uma grande exposição em cartaz no CCBB de São Paulo, a arte do século 16 traz em si a marca da inquietação e da impermanência. A autoridade religiosa e política, bem como a própria ideia de natureza, sofrem abalos constantes: a Igreja católica não mais detém o poder universal da salvação, o poder temporal não emana mais de Deus e a arte se mostra menos como caminho para o divino do que como um esforço para chegar a seu encontro frontal através de si própria. Palavras como clássico e renascimento soam imprecisas e periclitantes diante das tensões de luz e sombra, dos transbordamentos do imaginário espacial e da representação do humano no cinquecento italiano.

Roma, ressuscitada como Caput Mundi (capital do mundo) um século antes do 500, continua sua metamorfose de cidade provinciana a capital, visando competir em beleza e grandeza com um passado sempre redimensionado. O fracionamento político do que hoje chamamos Itália fazia com que, apesar de sua riqueza, fosse a região mais frágil da Europa, propensa a invasões de povos politicamente mais estruturados, como franceses e espanhóis.

Em cinco encontros, esses temas e esse universo serão discutidos a partir da análise das obras de grandes artistas florentinos, romanos e venezianos.

Mais informações e inscrições: http://casadosaber.com.br/sp/cursos/artes.html

Nenhum comentário: