concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

terça-feira, 16 de julho de 2013

Ceará recebe panorama da trajetória de Leonilson na mostra “Inflamável”


O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura recebe, no Museu de Arte Contemporânea do Ceará, a exposição “Leonilson Inflamável”, que apresenta um generoso recorte da produção artística do cearense.
A mostra, com curadoria de Bitu Cassundé, ocupa 13 salas do museu e é composta por cerca de 175 obras do artista. Parte das peças, vindas das coleções Família Bezerra Dias, Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC-CE) e Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM-SP), estão sendo expostas pela primeira vez no Estado. Compõem a exposição desde as lonas, gravuras, desenhos e bordados da sua última fase, até trabalhos iniciais produzidos em Fortaleza, traçando um amplo panorama da produção do artista.
José Leonilson (1957-1993) legitimou dentro da produção contemporânea brasileira um importante legado, com uma obra que articula a projeção biográfica mediada pela subjetividade e pela ficção, produziu um conjunto capaz de relacionar diferentes técnicas, suportes e linguagens. Revela-se através de uma pontual visualidade, lapidada por um vigoroso desenho, pela organicidade do bordado ou por uma pintura livre do rigor formal, uma impactante obra.
Após 20 anos do falecimento do artista, a vitalidade e a atualidade das questões que permeiam a sua poética ainda são marcas fortes às quais fica difícil permanecer indiferente. A exposição vai até 8 de setembro e a entrada é gratuita.

Nenhum comentário: