concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

segunda-feira, 15 de julho de 2013

Pesquisa revela situação econômica de artistas do Reino Unido


O primeiro conjunto de resultados de uma pesquisa realizada pela AIR: Artists Interaction and Representation revela que a maioria dos artistas do Reino Unido não recebem honorários para expor trabalhos e ganham por ano menos de 10 mil libras esterlinas (cerca de R$ 34 mil). A pesquisa envolveu mil artistas. 

A pesquisa foi desenvolvida pela DHA Comunicações dentro de uma campanha mais ampla para destacar a necessidade de pagar melhor os artistas por sua contribuição vital para as artes e a cultura. As próximas etapas da pesquisa incluem discussões com galerias, redes de profissionais e financiadores das artes.
As principais conclusões da pesquisa incluem alguns números preocupantes sobre a renda dos artistas:
- 72% dos artistas ganham até 10 mil libras esterlinas em um ano.
- 17% ganham entre 10 mil e 20 mil libras esterlinas em um ano.
- Apenas 12% ganham mais de 20 mil libras esterlinas em um ano.
Vendas, aulas e comissões foram as principais fontes de renda dos artistas, com a maioria citando o "compartilhamento de seu trabalho com o público" como a razão mais importante para a exposição. No entanto, quase a metade dos artistas relataram que expor é proibitivamente caro.
As principais conclusões em relação à exibição incluem:
- 71% dos artistas entrevistados não recebeu nenhuma taxa para exposições. Daqueles para os quais foram pagas taxas, mais de um terço recebeu menos de 200 libras esterlinas. Mais da metade expressou insatisfação com sua taxa quando confrontadas com sua experiência e status.
- 63% dos artistas já recusou uma oferta para expor por motivos que incluem inadequação do local, a falta de taxas, ou o não-pagamento de despesas.
- 62% dos artistas expuseram em uma galeria pública subsidiada nos últimos três anos.
- Apenas 16 de 134 galerias do Reino Unido - financiadas por fundos públicos - foram citados por artistas como apoio exemplar para exposições.
Segundo Caroline Wright, membro do conselho da AIR, "o objetivo da pesquisa é capacitar artistas e galerias de trabalhar em conjunto para melhorar o atual estado do segmento".
Mais informações em www.a-n.co.uk



Texto de Jack Hutchinson originalmente publicado no "a-n - The Artists Information Company" em 06/06/13. 

Nenhum comentário: