concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

terça-feira, 8 de outubro de 2013

Lugar Mítico - Janice de Piero -SP


 
Lugar Mítico de Janice de Piero
...sua existência no mundo contemporâneo implica um movimento transformador, uma dimensão política, um ato de resistência...
Texto Curatorial
Depois do reconhecimento internacional de Casa Úmida, em Barcelona, Espanha, Janice de Piero propõe um enigma, na forma do envolvente Lugar Mítico.
Os trabalhos recentes vêm ainda com mais força e qualidade. Mostram uma artista madura em seus propósitos de manter-se no mundo da arte contemporânea com dignidade e coerência. Qualidade rara em época de grossuras e mercantilismos incomuns.
Apesar de o tema dar margem a inúmeras demagogias e chiliques visuais, como vimos em tantas expo-fakes por aí, Janice não se afasta de um discurso plástico sensível e profundo - sem abrir mão do seu grande trunfo - que é viver e reconhecer-se feminina.
Seu Lugar Mítico vive do feminino e, portanto, ela nos fala do vazio do masculino e do contexto da vida entre o íntimo e o social.
Rendas, toalhas e bicos de mamadeira; bordados, costuras e bonecas; cúpulas, tintas e conta-gotas; voile, discos e louças; phallus, rosas e conchas; Ariadne, fios e labirintos...
O texto do amor em seus diversos níveis urde a relação onde o ambiente é a família que, se produz no enlaçamento casa-sociedade.
Salas, janelas, caixas e mais caixas guardam, ocultam ou se oferecem à família e, alguns, aos visitantes mais seguros.
Se a beleza está na própria vida, a beleza para o ser humano, e o feminino ainda mais, está na casa que é seu semelhante ao nível da alma. Uma casa bonita e arrumada, como esses trabalhos bem compostos e perfeitamente acabados, revela a intenção da artista.
O artista verdadeiro se entrega para cada novo caminho. Se o sacrifício é o supremo mistério da arte então o reconstruir-se é o caminho sagrado da Arte.
 Restaria aos artistas, a cada evento, mesmo aqueles do cotidiano, oferecer seu mundo mítico - com as cores, os anseios/ frustrações, mas, também com seus deslumbramentos e majestades, - como prova sacrificial de amor pelo humano.
Pode-se conferir na mostra e, também, muito claramente no uso da(s) casa(s) em Coabitação na Casa Amarela–Performance que Janice de Piero habita esse time seleto.

Nenhum comentário: