concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

PROGRAMAÇÃO CENTRO CULTURAL SÃO PAULO - CCSP

PROGRAMAÇÃO CENTRO CULTURAL SÃO PAULO - CCSP
Projecto multiplo
de 18 a 23/11
No mês de novembro o Centro Cultural São Paulo recebe o Projecto Multiplo, evento composto de oficinas e exposição de arte impressa. O projeto parte de um modelo de exposição que funciona como plataforma para apresentação e circulação de trabalhos no formato “arte impressa”, a fim de reunir uma parcela do que está sendo produzido hoje na América Latina, com oficinas e mostra de trabalhos realizados dentro da ideia de edição, tais como pôsteres, livros, jornais, revistas, cédulas, fanzines, selos, adesivos, etc. A cada exibição do projeto há uma convocatória local, a fim de agregar novos artistas. Assim, a ideia é de multiplicar a cada edição, tanto no volume dos materiais quanto no número de participantes. No Centro Cultural São Paulo será realizada a 5ª edição do Projecto Multiplo, que teve sua primeira edição em 2011, no Laboratório de Arte Espacio G, Valparaíso, Chile.
idealização e coordenação: Paula Borghi (crítica do Programa de Exposições do CCSP)
dias 18, 19 e 20/11 - segunda a quarta - das 15h às 19h
Oficina máquina de tempo
Proposta de arte postal com vista a ativar o sistema de arte correio com envios de postais para artistas que participaram do Núcleo de Arte Postal da XVI Bienal de São Paulo, em 1981, cuja coleção pertence hoje ao CCSP, desde 1984. A proposta Máquina de Tempo configura-se como uma obra da qual Fabio Morais é o propositor e que precisa do outro para colocá-la em prática. Trata-se de uma oficina com caráter mais de proposição artística coletiva do que didático.
com: Fabio Morais
Folhetaria (Piso 23 de Maio - Porão) - inscrições: até 12/11 pelo e-mail multiploprojecto@gmail.com - 15 vagas - público: artistas e pessoas interessadas - resultado da seleção: a partir do dia 15/11, por e-mail ou telefone
dias 21 e 22/11 - quinta e sexta - das 15h às 19h 
Oficina meme latino
Pensar como as novas tecnologias influenciam a imagem gráfica, no caso, o meme como uma ferramenta tecnológica e ao mesmo tempo gráfica. A proposta da oficina é tornar esta imagem virtual um símbolo gráfico. Trata-se de uma oficina que busca desenhar o que seria um meme latino e ao invés de digital, um meme impresso.
com: Rodrigo Lagos e Pablo Castro (La Nueva Gráfica Chilena)
Folhetaria (Piso 23 de Maio - Porão) - inscrições: até 12/11 pelo e-mail multiploprojecto@gmail.com - 15 vagas - público: artistas e pessoas interessadas - seleção: um parágrafo sobre seu interesse em participar - resultado da seleção: a partir do dia 15/11, por e-mail ou telefone
de 18 a 23/11 - segunda a sábado - das 10h às 17h 
Exposição de arte impressa
No último dia da exposição (23), das 14 às 19h, haverá a atividade Operaçión Pegada, na qual os artistas participantes do Projecto Multiplo e todos aqueles que estiverem interessados, poderão colar seu próprio trabalho, em formato lambe-lambe, na fachada do CCSP. Além disso, no mesmo dia, a Folhetaria estará aberta para a produção do mesmo material.
Anexo à Folhetaria (Piso 23 de Maio - Porão)
Artes visuais
até 6/12
Ateliê de modelo vivo
com: Luci Costa e Beto Amorim
Experimentação livre do desenho a partir da observação a modelos vivos.
(60 vagas) - público: interessados em geral
Oficina aberta: não há necessidade de inscrição - período da oficina: de 9/8 a 6/12, sextas, das 15h às 17h - Anexo da Sala Adoniran Barbosa
Debate - Urbano: Hudinilson  Jr.
dia 6/11 - quarta - 19h
O Centro Cultural São Paulo presta uma homenagem ao artista Hudinilson Jr., que faleceu recentemente no dia 28/8/2013. Além da relevância de sua obra, o acervo do Arquivo Multimeios possui uma importante coleção, a Hemeroteca de Arte na Rua, adquirida em 2008 pelo CCSP, um conjunto documental com cerca de 5000 itens, constituído pelo artista ao longo de 30 anos, com registros de manifestações efêmeras de arte na rua na cidade de São Paulo desde a década de 1970 até a atualidade. Tal conjunto arquivístico tem aproximação também com sua produção artística, visto que Hudinilson foi um dos integrantes do grupo de intervenção urbana 3Nós3 (1979/1982) junto com Mario Ramiro e Rafael França, além de ser considerado um dos grandes nomes do grafite no Brasil. Contudo, esse é um dos aspectos de sua obra. Hudinilson Jr. é um artista multimídia, trafegou entre os diversos meios, porém encontrou na xerografia a sua maior expressão, sendo um dos pioneiros em seu uso como meio expressivo.

O evento compõe-se de um debate sobre o trabalho do artista; uma atividade de grafitagem sobre painel no Espaço Oficinas; e o lançamento da revista internacional OEI 60/61 Extra-disciplinary spaces and de-disciplinizing moments. In and out of the 30th Bienal de São Paulo, editada por Jonas Magnusson e Cecilia Grönberg em colaboração com Tobi Maier, publicada em 2013, que traz um artigo de Maria Adelaide Pontes sobre o grupo 3Nós3, traduzido para o inglês por Tobi Maier.

participantes: Ricardo Resende (Diretor do CCSP), Vera Chaves Barcellos (Fundação Vera Chaves Barcellos), Mario Ramiro (integrante do grupo 3Nós3), João Spinelli (crítico e curador), Tobi Maier (curador e coeditor da revista OEI 60/61 Extra-disciplinary spaces and de-disciplinizing moments. In and out of the 30th Bienal de São Paulo) - mediação: Maria Olímpia Vassão (Pesquisadora de Artes Visuais do CCSP)
Grafitagem sobre painel de madeira 
artistas: Eduardo Castro, Jorge Tavares e Ozéas Duarte – três artistas grafiteiros que atuaram com Hudinilson Jr. grafitando muros na cidade de São Paulo.
Lançamento de livro
Publicação internacional OEI 60/61 Extra-disciplinary spaces and de-disciplinizing moments. In and out of the 30th Bienal de São Paulo, editada por Jonas Magnusson e Cecilia Grönberg em colaboração com Tobi Maier. 
Espaço Oficinas
CCSP
Rua Vergueiro 1000   -   CEP 01504-000   tel 3397 4002   -   Paraíso São Paulo - SP
ccsp@prefeitura.sp.gov.br
Fonte: Centro Cultural São Paulo - CCSP

Nenhum comentário: