concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

4º PRÊMIO IBEMA GRAVURA

ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA O 4º PRÊMIO IBEMA GRAVURA

Estão abertas as inscrições do 4º Prêmio Ibema Gravura. Estudantes de cursos superiores e de escolas de artes gráficas de todo o país podem registrar as suas obras por meio do site www.premioibemagravura.com.br até o dia 19 de setembro. Com o objetivo de incentivar as artes gráficas e despertar o interesse dos jovens artistas para esta linguagem, o Prêmio Ibema Gravura, idealizado pela Ibema, terceira maior fabricante de papelcartão do país, também busca tornar mais acessível as obras em gravura.

Este é o único e maior prêmio no Brasil patrocinado pela iniciativa privada e voltado para a linguagem da gravura. Este ano, a premiação dará maior visibilidade e circulação nacional para as 20 melhores obras, analisadas por um renomado corpo de júri. Segundo a artista plástica especializada em gravura e uma das juradas da 4ª edição, um prêmio como este é um incentivo à arte. “Esta é uma grande oportunidade para os estudantes mostrarem os seus talentos e, com isso, conseguir visibilidade nacional por meio da utilização desta linguagem, considerada por muitos intensa e que provoca a busca do conhecimento interior do artista. A pessoa que domina a técnica da gravura, acelera o seu processo de desenvolvimento em Arte. Apesar da sua aparente simplicidade, a gravura é complexa, considerada a orquestra sinfônica das artes plásticas”, comenta Uiara Bartira.

Para Nei Senter Marins, Presidente da Ibema, a gravura é a mãe das artes gráficas e uma das formas de maior valor que a folha pode alcançar. “A função de uma empresa vai muito além do seu negócio. Por isso, buscamos contribuir com o setor gráfico por meio da valorização dos talentos. O Prêmio Ibema Gravura busca chamar atenção de escolas e estudantes para as artes gráficas e visuais”, define Martins.
Como Participar

Depois da inscrição direta no site do prêmio, os participantes terão até às 18h do dia 19 de setembro para enviar as suas gravuras pelos Correios ou entregar pessoalmente na Ibema em Araucária, Paraná. No dia 03 de outubro, o júri de especialistas composto por Uiara Bartira, de Curitiba, Fabio Mestriner, designer e professor da ESPM, e Sérgio Rossi, especialista em artes gráficas, ambos de São Paulo, se reunirá na capital paranaense para escolher as 20 melhores obras.

As quatro melhores obras receberão prêmios em dinheiro e do 11º ao 20º lugares, os artistas receberão menções honrosas. A vernissage de premiação será no Museu Guido Viaro, no dia 31 de outubro. Durante o evento, o museu fará uma mostra especial das obras do pai da gravura Guido Viaro com a curadoria de Constantino Viaro e Guido Viaro Neto, filho e neto do artista. As 20 melhores gravuras serão doadas para o museu.

Além disso, as obras serão expostas em uma mostra denominada “Coleção Ibema Gravura” na Universidade Positivo, em novembro.
Edições anteriores

No ano passado, o prêmio recebeu 161 obras de estudantes de universidades de todos os estados brasileiros. Foram inscritos trabalhos com técnicas de gravura como serigrafia, metal, linóleo e xilogravura. A 3ª edição teve como obra vencedora a gravura de Marcelo Bocian, estudante da Escola de Músicas e Belas Artes do Paraná – EMBAP que usou a técnica de xilogravura para desenvolver a “Tristezas de um poeta feliz”. O 2º lugar ficou para Silvio Cesar de Bettio, também da EMBAP que inscreveu a obra Pausa, com a utilização da técnica de água-forte e o 3º lugar foi para o estudante da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo – FAU-USP, Francisco Horta de A. Maranhão com a gravura Pescaria, desenvolvido em xilogravura.
Ibema - Fundada em 1956, a Ibema é fabricante nacional de papelcartão com produção anual de 90 mil toneladas. Instalada no município de Turvo, no Paraná, a fábrica da Ibema conta com uma área de florestas plantadas de mais de 3.900 mil hectares de Pinus, além de duas usinas hidrelétricas e uma Vila Comunitária. A sede administrativa está localizada em Curitiba e o centro de distribuição direta, em Araucária, conta com uma área útil de 10 mil m2. A empresa emprega cerca de 700 colaboradores e é certificada pela ISO 9000 e pela FSC (Forest Stewardship Council). Os produtos Ibema utilizam 100% de fibras virgens oriundas de florestas renováveis. (Mais informações: www.ibema.com.br).

Fonte: Design brasil

Nenhum comentário: