concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

terça-feira, 23 de setembro de 2014

Inscrições abertas para a 10ª Residência Artística do Red Bull Station

Inscrições abertas para a 10ª Residência Artística do Red Bull Station
por Eliene Sa

Até 8 de Novembro de 2014 ficam abertas as inscrições para a 10ª Residência Artística, com início previsto para Fevereiro de 2015. À frente dessa futura edição está o novo curador, Fernando Velázquez, também responsável pela direção artística do espaço de experimentação do Red Bull Station a partir do próximo ano.

O novo programa de residência terá duração de 16 (dezesseis) semanas corridas e contemplará 1 (um) artista estrangeiro dentre os seis artistas selecionados. E durante o processo de residência o curador irá fornecer um acompanhamento curatorial aos participantes. Os portfólios e currículos serão apurados por um júri especializado, composto por Velázquez e duas profissionais da área escolhidas por ele, são essas Giselle Beiguelman: midiartista, curadora e professora da FAU-USP, e Sandra Cinto, que atua como artista plástica, curadora, professora universitária e orientadora de grupos de estudo voltados a jovens artistas.

Uma das novidades desta edição é a reformulação da proposta curatorial que pretende se aproximar do multidisciplinar: “pretendo convidar profissionais de diversas áreas como a neurociência, a engenharia, o esporte, etc,. O paradigma do artista como gênio vem caindo por terra e dando lugar a ideia de que qualquer um pode ser criativo. O efeito placebo foi descoberto num ato de urgência criativa por exemplo. Buscaremos fomentar o encontro horizontal das diversas áreas do conhecimento como forma de criar linhas de fuga que amplifiquem por um lado o sinal da arte, e porque não, que contribuam da mesma maneira para a expansão de outros campos”, explica o curador.

A Residência Artística da Red Bull ocupa o piso superior do Red Bull Station, espaço localizado no centro da cidade de São Paulo. Para cada artista será disponibilizado um ateliê individual e verba de produção dos trabalhos. Além disso, o local comporta dois ateliês coletivos e a Galeria Transitória, sendo esses espaços de convivência e experimentação que estimulam trocas entre os artistas. Durante o período de residência serão propostos também palestras, exposições e workshops abertos ao público.

Os nomes dos 6 (seis) residentes e de 2 (dois) suplentes serão anunciados após a etapa de inscrição, dia 11 de Novembro de 2014, nas plataformas online e redes sociais da Red Bull.

Serviço:Abertura do edital: dia 8 de setembro, até 8 de novembro
Comunicado dos aprovados no site do Red Bull Station dia 20 de novembro
A Residência Artística acontecerá de 02 de fevereiro a 23 de maio de 2015
Red Bull StationPraça da Bandeira, 137. Centro, São Paulo, SP.www.redbullstation.com.br

Fonte: Zupi

Nenhum comentário: