concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

sábado, 4 de outubro de 2014

O Mundo Invisível de El Greco – com Olga Pinheiro de Souza Bonilha - MuBE - SP

O Mundo Invisível de El Greco – com Olga Pinheiro de Souza Bonilha


9 a 30 de outubro de 2014
Quinta-feira – 17h às 19h
Carga Horária: 8 horas
Sobre o Curso
O ano de 2014 é um marco histórico para os estudiosos do pintor El Greco e, para aqueles que iniciarão a caminhada no sentido de conhecê-lo, isto porque, neste ano serão celebrados os 400 anos de sua morte e, para tal, uma série de atividades culturais estão sendo organizadas na Espanha, na cidade de Toledo, fonte de inspiração “metafísica e carnal” do artista, e em todo mundo, com o objetivo de melhor desvendar o universo plurivalente que configura sua obra.
Dono de estilo único, Domenikos Theotocopoulos é grego de nascimento, cretense, iniciado na arte bizantina, pintou sob este estilo suas primeiras obras. Jovem, ainda, viajou para Veneza, onde conviveu e “aprendeu” com mestres como Ticiano e Tintoretto. Viveu em Roma sob os auspícios do Cardeal Farnese, mas o desafio de pintar na corte espanhola de Felipe II ampliou seu universo, conduzindo-o à joia de Espanha, Toledo, onde criou sua obra imortal.
Inigualável para alguns, louco, astigmático para outros, a obra de El Greco se quedou esquecida e incompreendida, encoberta pela névoa do tempo.
A partir do século XIX viu-se em suas telas a ousadia metafórica de corpos alongados, a expressão personalizada de mãos que falam, a dinamicidade cinematográfica das cenas retratadas, entre tantas outras características que tornaram este grego, de alma toledana, um dos maiores e mais geniais pintores de todos os tempos.
Para adentrar este universo cheio de nuances multicores, o Instituto Imagem do Invisível apresenta programa pedagógico com o objetivo de descobrir, “ler” e interpretar o mundo grequense, celebrando 2014.
Olga Pinheiro de Souza Bonilha, paulistana, bacharel e licenciada em Língua e Literatura Vernáculas PUC-SP, pós graduada em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, Universidade da qual foi professora. Dedicou 30 anos de sua vida aos estudos e ao ensino, como professora e coordenadora da área de Códigos e Linguagens do Colégio Franciscano Pio XII. Consultora literária, pesquisadora, autora de artigos literários, obras institucionais e autora das obras de ficção “Para o amor não existe talvez” e “Sob as luzes da Fogueira” (novelas históricas).
Inscrição
Inscreva-se através do e-mail: cursos@mube.art.br
Informe: Nome completo, RG, e-mail, telefone para contato, nome do curso e como soube do curso.
Para mais informações, entrar em contato através do telefone: 11 2594-2601 ramal 12
Fonte: MuBe 

Nenhum comentário: