concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

WORKSHOP DE DIREÇÃO DE RETRATO - Ludovic Carème - SP

WORKSHOP DE DIREÇÃO DE RETRATO

com Ludovic Carème

OBJETIVO
O curso apresentará soluções para dirigir uma sessão de fotos, quebrar distância imposta pela pessoa que está sendo fotografada, e ensinará a criar um set-up coerente pela escolha de iluminação, composição, formato e fundo. Usando luz artificial ou natural, você fará várias experiências e um rigoroso processo de seleção, a fim de aprimorar o trabalho em andamento para que ele faça parte de uma série coerente.
O curso ajudará o aluno a criar a imprimir sua identidade própria em seus trabalhos de fotografia. Ajudará também o fotógrafo a definir seu posicionamento perante cada trabalho.
SOBRE O CURSO
Um retrato é muito mais do que a mera representação de uma pessoa. É um registro do encontro entre fotógrafo e modelo. O fotógrafo precisa combater a vontade do sujeito de projetar uma "imagem controlada" de si mesmo, estabelecendo uma relação de confiança e chegando perto. Ludovic Carème trabalhará meticulosamente com os participantes para construir este relacionamento íntimo. Uma vez que tirar fotos de outras pessoas também é uma maneira de falar sobre si mesmo, a fotografia revela a sensibilidade e os sentimentos do fotógrafo de acordo com seu assunto em questão. Você será encorajado a falar com Ludovic Carème sobre suas expectativas, seus medos, seus desejos e sonhos, de modo que o grupo comece a conhecer um ao outro melhor.

INSCRIÇÕES SOMENTE POR TELEFONE: 11 3060 3636

Investimento: R$ 400 + 4 parcelas de R$ 400
28 de novembro (2ª) e 1 a 6 de dezembro (2ª a sábado)
10h às 17h
7 aulas | 42 horas
PLANO DE AULAS

AULA 1 
- Apresentação da profissão de fotógrafo 
- Análise dos trabalhos anteriores do participante com o grupo
- Definição de um projeto pessoal
AULAS 2 a 7
- Exercícios técnicos relativos ao retrato: enquadramento, iluminação, equipamentos, etc 
- Sessões de fotos individuais 
- Análise das fotos tiradas, edição e construção de uma série

Curso Teórico e Prático
Nível Avançado
Pré-requisitos: O aluno deverá ter um tema ou projeto em mente para ser trabalhado durante o curso. Deverá também ter conhecimentos de fotografia e Photoshop.
Material Necessário:
- Fotografias, portfólio, press book, etc, indicativos de seu nível técnico.
- Filme e/ou câmera digital, com tripe e falsh se possível. (Observação: dado os tempos de processamento necessários, “view câmeras” e filme preto e branco são excluídos). Os filmes não são fornecidos pela Escola.
- Tripé e/ou flash, se possível
- Participantes que trabalham com material digital podem trazer um cartão de memória, HD externo e/ou um computador portátil para armazenar suas imagens.
- Se possível, trazer luz continua (HMI, kinoflos)

Ludovic Carème
Fotógrafo, Ludovic Carème nasceu em Paris. Viveu em Londres e Madrid, cruzando a América do Sul e Sul da Ásia, antes de iniciar seus estudos em fotografia na escola de fotografia ETPA em Toulouse. Em seu retorno a Paris, começou a trabalhar para Libération e produziu uma série de retratos de casais mestiços do subúrbio parisiense chamado 'Ulis Mix'. Depois de uma exposição organizada pela les Éditions Saravah no último andar da torre de Montparnasse, em Paris, ele passou a expor na VISA pour l'image, instigando críticas muito positivas por parte da imprensa francesa. O trabalho de Carème foi projetado nos últimos anos no Rencontres d'Arles, VISA pour l’image e Night of the Year em São Paulo.
www.ludoviccareme.com
 
O material de apoio das aulas será enviado por email pela Secretaria Escolar para um melhor aproveitamento do curso. A impressão é opcional, salvo a solicitação do professor.

Verifique com a Secretaria Escolar os feriados e emendas que podem coincidir com o calendário do curso.

Fonte: Escola São Paulo

Nenhum comentário: