concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

segunda-feira, 2 de maio de 2011

SONIA DELAUNAY, NO COOPER-HEWITT NATIONAL DESIGN MUSEUM, NY









SONIA DELAUNAY, NO COOPER-HEWITT NATIONAL DESIGN MUSEUM, NY
Sonia Delaunay, No Cooper-Hewitt National Design Museum, Ny - Eternamente Única
Ao lado do marido, o pintor Robert Delaunay, Sonia protagonizou a cena artística na Paris do início do século 20. Nesse sentido, a retrospectiva Color Moves: Art & Fashion by Sonia Delaunay, no Cooper-Hewitt National Design Museum, em Nova York, funciona como uma silenciosa revolução estética até os dias de hoje.

Foi na própria pintura, aliás, que ela descobriu os element os fundamentais para criar tecidos e todo seu trabalho relacionado à moda. Pode-se mesmo dizer que ela inventou uma “nova arte”, que não pegava nada emprestado do passado e, sobretudo, imprimia uma nova “estampa” à sua época.

Além da indiscutível sofisticação cool do colorido de seus grafismos, o que torna o trabalho de Sonia ainda mais especial – e poderoso – é sua impressionante atualidade. Sua obra segue influenciando os mais importantes criadores do planeta.

É interessante ver como era sua vida no Atelier Simultané, em Paris, e seus desenhos para os tecidos da loja de departamento holandesa Metz & Co. - e o melhor é que há um site feito especi almente para a retrospectiva.

É uma exposição sobre moda e também sobre arte, ao mesmo tempo. Tal qual o trabalho de Sonia, que nasceu na Ucrânia e desde cedo percebeu a vocação para as artes, ainda na escola em São Petersburgo.


COOPER-HEWITT, NATIONAL DESIGN MUSEUM: 
2 EAST 91ST STREET NEW YORK, NY 10128. TEL. 212 849-8400. 

BETA.COOPERHEWITT.ORG/MICROSITES/COLORMOVES

Nenhum comentário: