concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

segunda-feira, 2 de maio de 2011

EVANDRO CARLOS JARDIM - premiado pela Associação Brasileira de Críticos de Arte




Pintura do gravador e pintor de 2008: acontecimentos interpretados. 
A têmpera Rio Pinheiros, Figura da Margem, de 2000: tentativa de captar a passagem dos anos 

 

Professor da ECA recebe prêmio da ABCA


A Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA) divulgou os nomes dos autores, instituições culturais, críticos, curadores e artistas visuais que mais contribuíram para a cultura nacional em 2010. O professor Evandro Carlos Jardim, do Departamento de Artes Plásticas (CAP)  do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, foi contemplado com o Prêmio Clarival do Prado Valladares, na categoria “artista pela trajetória”.
O professor realizou importante mostra retrospectiva em 2010, no Museu de Arte de São Paulo. Intitulada “Evandro Carlos Jardim”, a mostra que aconteceu em julho, apresentava os diversos campos de suas criações, fotos, anotações, desenhos, gravuras e pinturas. Foram apresentados 250 trabalhos produzidos desde 1970, entre eles, 150 exibidos ao público pela primeira vez. 
 
Na obra de Carlos Jardim, um repertório comum de figuras se faz presente, trabalhadas de formas diferenciadas, unem-se umas às outras, isolam-se, recebem cores ou são simplificadas no preto e branco, mas ressurgem para não só representar, mas assumir caráter de entidades metafóricas. Além disso, as obras gráficas ganham ainda mais expressividade pelas palavras a que elas são associadas, Carlos Jardim não intitula suas obras, mas realiza anotações, expressa sentimentos relacionados a elas. 
O troféu criado pelo escultor Nicolas Vlavianos será entregue aos premiados no dia 24 de maio, em cerimônia no SESC Vila Mariana, em São Paulo. A abertura dos envelopes lacrados, contendo os votos de aproximadamante 150  membros da Associação, foi realizada na terça-feira, dia 12 de abril, no MuBE – Museu Brasileiro da Escultura.

Nenhum comentário: