concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

terça-feira, 19 de julho de 2011

Chamada para artigos da Revista Musear


Chamada para artigos da Revista Musear

"Revista Musear", publicação eletrônica do Departamento de Museologia da UFOP, em Ouro Preto, MG. A publicação aceita (e precisa) de colaborações do pessoal que produz em torno do tema "Museus e Museologia", bem como de todos os temas que sejam transversais ao campo museal. O prazo para recebimento de artigos, traduções, resenhas de livros, resenhas de exposições, visitas críticas a museus fecha em 18 de julho em função de necessidades editoriais e administrativas, particularmente o registro da publicação, que esperamos lançar, a partir do sitio do Departamento, no final de outubro próximo. Daí por diante, os prazos serão mais cordiais...
O tema do primeiro número é "Museus no mundo contemporâneo", e constará de um dossiê, artigos independentes e as colunas: "Uma resenha" (livros) "Outras resenhas" (exposições e/ou ações museais, comentadas criticamente pelo propositor do texto), "Em tela..." (Basicamente, uma visita crítica a um museu em atividade, independente da localização, tema e tamanho; esperamos que o autor examine a instituição do ponto de vista de sua organização, ações, problemas e potencialidades).
Por favor consulte a página da revista, no sítio da UFOP
E examine as "Instruções para autores" (elas valem para todas as propostas, inclusive as "seções fixas").
O primeiro dossiê ("Museus no mundo contemporâneo") está sendo coordenado pela professora Priscilla Arigoni Coelho, do corpo docente do Departamento. Como coordenadora, a profa Priscilla convidará autores, receberá, examinará e aceitará artigos.
Os próximos números, que serão lançados (possivelmente) em março e outubro de 2012 terão como temas, respectivamente, "Museus, consumo e cultura material" e "Um novo horizonte: ecomuseus" já têm suas "Chamadas para artigos" abertas. Os interessados poderão submeter textos, desde já, bastando que indiquem, no e-mail de apresentação, que se trata de proposta para o Vol. 2 ou Vol. 3.
Fora o primeiro dossiê, cujas propostas de textos deverão ser enviadas diretamente à profa. Priscilla, todos os outros artigos, resenhas, visitas críticas e mesmo eventuais propostas não previstas, deverão ser enviadas para a redação de Musear, cujo endereço eletrônico émusear.revista@demul.ufop.br

Fonte: Informe CIDOC - Comitê Internacional para a Documentação/ Forum Permanente

Nenhum comentário: