concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Coleção Fórum Permanente de Livros

Fórum Permanente; museus de arte: entre o público e o privado
Fórum Permanente; museus de arte: entre o público e o privado
Fórum Permanente; museus de arte: entre o público e o privado

Olá ,

O Museu de Arte do Espírito Santo - Dionísio Del Santo, Editora Hedra e o Fórum Permanente convidam a todos para o lançamento da Coleção Fórum Permanente de Livros no dia 31 de agosto, das 19h às 22h.

Na ocasião haverá palestra com o tema Museu sem Paredes: de Malraux a virtualidade, proferida por Martin Grossmann, curador-coordenador do Fórum Permanente, das 19h30 às 21h.

Local: Av. Jerônimo Monteiro, 631 - Vitória - ES.

Para aqueles que não puderem acompanhar a atividade de modo presencial, o evento será transmitido ao vivo no site do Fórum Permanente; museus de arte: entre o público e o privado e pela Rede Cultura Jovem Portal Yah!

Os três primeiros livros, bilíngues, foram premiados pelo edital Publicações em língua estrangeira de Arte Contemporânea do Programa Brasil Arte Contemporânea,  fruto da iniciativa entre o Ministério da Cultura e a Fundação Bienal.  A coleção se apresenta por meio de organização de coletâneas de acordo com as temáticas em debate, edições dos relatos críticos produzidos para os eventos registrados no site do Fórum Permanente e livros que problematizem a institucionalização da arte, seja local como globalmente.

Informações sobre os livros (já disponíveis para compra no site da Editora Hedra ou em Livrarias e Distribuidores):

Museu Arte Hoje
Organização de Martin Grossmann & Gilberto Mariotti
Esta coletânea traz importantes contribuições para o entendimento do papel e missão do museu de arte no Brasil e no globo, tendo como ponto de partida o projeto do MASP de Lina Bo Bardi inaugurado em 1968. Participam deste debate gestores, curadores, arquitetos, artistas, entre eles, Paulo Herkenhoff, Marcelo Araújo, Moacir dos Anjos, Marcelo Ferraz e Ricardo Basbaum. O livro demonstra que apesar das recorrentes crises institucionais, a trajetória do Museu de Arte no Brasil é ímpar ao lançar e promover novas idéias e novos modos de operação sócio-cultural. Comprar on-line ou Livrarias e Distribuidores.

Relatos Críticos: Seminários da 27a Bienal de São Paulo
Organização de Ana Letícia Fialho & Graziela Kunsch
A prática de redação e publicação de relatos sobre palestras, oficinas e debates presenciais vem sendo cultivada pelo Fórum Permanente desde as suas primeiras atividades. Este livro reúne alguns dos primeiros relatos produzidos, sobre os seminários internacionais da 27a Bienal de São Paulo, constituindo uma "documentação crítica" dos eventos de 2006. Entre as autoras dos relatos estão Fernanda Pitta, Paula Braga e Paula Alzugaray. O livro inclui o texto de apresentação geral dos seminários, de Lisette Lagnado. Comprar on-line ou Livrarias e Distribuidores.

Modos de Representação da Bienal de São Paulo
de Vinicius Spricigo
Este livro apresenta parte dos resultados da pesquisa de doutorado realizada na ECA-USP dedicada a trajetória recente da Bienal de São Paulo, em particular as edições de 1998, 2006 e 2008. Em foco estão as transformações ocorridas nas práticas curatoriais e na esfera institucional da arte. O autor analisa o projeto político e cultural da Bienal buscando entender as mudanças nos modos de representação adotados pelas suas recentes edições. Pautado por sua atuação como editor associado do Fórum Permanente (2006 e 2008), Vinicius problematiza as práticas curatoriais, fornecendo subsídios conceituais para uma discussão crítica à respeito da mediação cultural no contexto das exposições globais de arte contemporânea. Comprar on-line ou Livrarias e Distribuidores.

Esperamos por você! Compartilhe conosco essa data de grande importância para o Fórum Permanente.

Atenciosamente,

Equipe Fórum Permanente; museus de arte: entre o público e o privado.
Forum Permanente's Team; art museums between: the public and private domain.

Acompanhe as notícias e atualizações do Fórum Permanente pelo Twitter ou Facebook.
Follow the news and updates of the Permanent Forum on Twitter or Facebook.



Créditos:
Parceiros:
Apoio:










Para não receber mais emails e solicitar a remocao de seu nome de nossa lista, clique no link: <mailto:news@forumpermanente.org?subject=REMOVER>

Nenhum comentário: