concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

domingo, 21 de agosto de 2011

UM CARTAZ PARA SÃO PAULO – 2011



LAB MOSTRA “UM CARTAZ PARA SÃO PAULO – 2011”
Será inaugurada no Laboratório das Artes, no próximo dia 29 de agosto (segunda-feira), a partir das 20 horas, a mostra intitulada Um Cartaz para São Paulo, uma parceria entre o Lab e o Senac - Franca.
A exposição celebra os 457 anos da cidade de São Paulo, através do convite a artistas, arquitetos e designers gráficos para criar cartazes que mostram suas idéias, opiniões e interpretações sobre a cidade, sobre sua memória e sobre a própria presença do cartaz no ambiente urbano. A concepção da homenagem à metrópole é do designer gráfico Paulo Moretto, que divide a curadoria com Alécio Rossi, numa realização do Senac SP e do Centro Cultural Maria Antonia.
Em sua quarta edição, a mostra “Um Cartaz para São Paulo” apresenta mais uma vez as experimentações gráficas de profissionais do design criadas para instigar o grande público a respeito de questões sobre a cidade de São Paulo.
Nas duas primeiras edições da mostra, em 2008 e 2009, os temas tratados foram o da poluição visual urbana e a (in)sustentabilidade urbana, respectivamente. Para a homenagem de 2010, o tema proposto foi a  diversidade cultural da metrópole, que buscou apresentar graficamente a profusão de dialetos, vestimentas, músicas, estilos arquitetônicos, origens étnicas, tribos urbanas e outros aspectos característicos da cidade. Nesta quarta edição, o desafio será refletir sobre a cidade e sua memória. Os brasileiros moradores de centros urbanos de grande e médio porte parecem ter se acostumado a processos de desenvolvimento urbano desenfreados e não planejados que levam, na sua maioria, à destruição do patrimônio histórico das cidades. A memória, enquanto patrimônio coletivo urbano, engloba não só os bens materiais, como os edifícios e os monumentos, mas também, e principalmente, os bens imateriais, como os hábitos e costumes das pessoas de um determinado lugar. Coube aos participantes pensar e criar cartazes que discutam estas e outras questões sobre o assunto, sem deixar, é claro, de homenagear a metrópole nos seus 457 anos.
Alguns dos designers e artistas convidados são: Alécio Rossi, André Poppovic, André Stolarski, Caroline Gabriel Pedro, Delfin Cesário Jr, Eduardo Foresti, Filipe Negrão, Guilherme Vieira, Gustavo Garcia, Heloisa Etelvina, Henrique Nardi, Javier Ignacio Cifre, Jimmy Leroy, Juan Lo Bianco (AR), Marcelo Pallotta, Marco Ricci (IT), Miguel Palatino, Minoru Naruto e Maria Argentina Bibas, Mônica Schoenacker, Paulo Moretto, Paulo Von Poser, Ricardo Ohtake, Sandra Tucci e Zansky.
Os cartazes são cópias únicas impressas em papel fotográfico no formato 60 x 90 cm.
O projeto “Um Cartaz para São Paulo” chegou a sua quarta edição propondo aos designers o desafio de refletir sobre "A cidade e sua Memória". Os cartazes apresentados abordam o tema de forma subjetiva, mas ao mesmo tempo, contundente.
Os brasileiros, moradores de grandes centros urbanos, e mesmo os de médio porte, parecem ter se acostumado a processos de desenvolvimento urbano desenfreados e não planejados que levam, na sua maioria, à destruição do patrimônio histórico de várias cidades.
A memória, enquanto patrimônio coletivo urbano, engloba não só os bens materiais, como os edifícios e os monumentos, mas também, e principalmente, os bens imateriais, como os hábitos e costumes das pessoas de um determinado lugar.
Para a itinerância do projeto, o projeto propôs, como atividade paralela à exposição, uma palestra sobre design de cartazes (no Senac, no dia 1 de setembro às 19 horas), além de uma caminhada fotográfica que convidará os participantes a registrar e refletir sobre o patrimônio histórico de suas cidades. A caminhada será realizada pelo centro da cidade no dia 1 de setembro partindo do Senac às 13h30, buscando registrar edificações e espaços públicos importantes historicamente, bem como atividades e hábitos característicos do lugar. Depois de uma breve reunião de definição de itinerário, a caminhada deverá durar cerca de 2,5 horas, após as quais será feita uma discussão sobre patrimônio histórico, com avaliação dos resultados e seleção das imagens mais significativas.

Serviço


Exposição: Um Cartaz para São Paulo - 2011
Abertura: dia 29 de agosto, às 20 horas
Visitação: 29 de agosto a 15 de setembro de 2011
Horário: segunda a sexta-feira, das 10h às 12h e das 14h às 17h
Local: Laboratório das Artes de Franca
Endereço: Rua Cuba, 1099 - Jardim Consolação, Franca, SP

Entrada Franca

Informações: (16) 3722-5004, em Franca, SP - www.laboratoriodasartes.com.br
Visitas monitoradas ou em horários especiais devem ser previamente agendadas

Nenhum comentário: