concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

O que é e para que serve a crítica de arte?

O que é e para que serve a crítica de arte? com Pedro Duarte de Andrade no POP, Rio de Janeiro

O que é e para que serve a crítica de arte?
Professor: Pedro Duarte de Andrade
Na modernidade, a crítica ganhou presença marcante em nossa cultura, abrindo um espaço de pensamento decisivo até hoje para entender o cenário contemporâneo da arte. O objetivo deste curso é esclarecer a razão de ser filosófica, a formulação teórica e os desafios práticos da crítica de obras de arte, sejam elas plásticas, literárias, poéticas, teatrais, cinematográficas, entre outras.
31 agosto a 28 setembro de 2011
Valor: R$340,00
POP-Pólo de Pensamento Contemporâneo
Rua Conde Afonso Celso 103, Jardim Botânico Rio de Janeiro-RJ
21-2286-3299 / 2286-3682
www.polodepensamento.com.br
Programa
31 de agosto
O que é a autonomia do sentimento estético? A diferença do juízo de gosto diante do moral e do cognitivo; o livre jogo da imaginação; a crítica reflexiva.
14 de setembro
Por que gosto se discute? A natureza subjetiva do juízo de gosto e sua pretensão à validade universal, segundo Kant; o pensamento sem conceitos da estética.
21 de setembro
Como assimilar o novo? A crítica romântica centrada na obra original, e não mais nas regras clássicas ou na figura do artista.
28 de setembro
Qual a linguagem da crítica? O desafio intelectual e ético de falar sobre a arte; a temporalidade das obras e a crítica, segundo Walter Benjamin.
Sobre Pedro Duarte de Andrade
Pedro Duarte de Andrade é doutor em filosofia pela PUC-Rio e professor adjunto do Departamento de Filosofia e Ciências Sociais da UniRio. É pesquisador e tem artigos publicados nas áreas de estética, filosofia contemporânea e história da filosofia, tanto em periódicos especializados quanto na grande mídia. É autor de Estio do tempo: romantismo e estética moderna (Zahar, 2011).

fonte: Canal Contemporâneo

Nenhum comentário: