concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

sábado, 8 de outubro de 2011

Panorama da Arte Brasileira 2011 - Seminários



O Museu de Arte Moderna de São Paulo abre no dia 15 de outubro de 2011, às 18h, o Panorama da Arte Brasileira 2011. Com curadoria de Cauê Alves e Cristiana Tejo, a 32ª edição da mostra bienal do MAM-SP tem como tema Itinerários, itinerâncias e traz cerca de 40 artistas de diversas partes do país, além de alguns estrangeiros com maior ou menor inserção no cenário da nacional. Além disso, um seminário nos dias 2 e 3 de dezembro (veja programação abaixo).
Participantes: Areal, Cadu, Helmut Batista, Michel Zózimo, Regina Melim, Rodrigo Moura, Santiago Navarro, Suely Rolnik, Vitor Cesar
2 e 3 de dezembro de 2011
Museu de Arte Moderna de São Paulo - MAM - Auditório Lina Bo Bardi
Av. Pedro Álvares Cabral s/nº, Portão 3, Parque do Ibirapuera, São Paulo - SP
11-5085-1312 ou cursos@mam.org.br
www.mam.org.br
Capacidade: 200 lugares
PROGRAMAÇÃO
2/12 às 11h
Residências

Participantes: Helmut Batista (RJ), Rodrigo Moura (MG) e Cadu (RJ)
A mesa Residências irá discutir os modelos e a proliferação das residências artísticas nas instituições de arte. A proposta central é pensar os itinerários e itinerâncias pelo mundo que as residências proporcionam, as redes que se formam a partir dos programas existentes e fazer uma breve análise dos resultados e reflexos disso na arte contemporânea.

2/12, às 15h
Derivas

Participantes: Suely Rolnik (SP), Santiago Navarro (ARG) e Areal (RS)
Um dos objetivos da mesa Derivas é refletir sobre o estado de trânsito e as viagens cada vez mais constantes realizadas por artistas pelo país e ao redor do mundo, seja como proposição artística seja por exigência do circuito. Vivendo num tempo cada vez mais acelerado, é recorrente a comparação entre artistas, nômades e turistas.
3/12 às 15h
Outros espaços da arte

Participantes: Vitor Cesar (SP), Regina Melim (SC) e Michel Zózimo (RS)
A discussão da mesa Outros Espaços da Arte irá girar em torno do deslocamento das artes visuais e seus vínculos com os diversos campos com as quais elas se relacionam. Os trânsitos entre arte, design gráfico, livros, bem como a constituição do espaço público que essa itinerância pressupõe estão entre os temas abordados.

Nenhum comentário: