concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

22a Exposição Franciscana de Presépios - Convento de São Francisco de Assis




Olhares e expressões diferentes para
uma cena narrativa.

Seguindo a tradição franciscana, iniciada por São Francisco de Assis, em 1223, os franciscanos no centro da cidade de São Paulo, realizam mais uma edição da exposição de presépios. A coleção foi iniciada há mais de 30 anos pelo franciscano Frei Estêvão Ottembreit, e conta com 800 presépios de diversos países, com materiais e técnicas diversas.
Cada presépio tem o seu valor religioso e cultural. Nos detalhes da técnica ou do material, do estilo, bem como na ornamentação, são expressos sentimentos de arte e religião. Diante de tanta beleza e profunda delicadeza artística é difícil estar diante da representação do nascimento de Jesus e não admirar Aquele que veio ao mundo para trazer a Paz.
O visitante que for à 22ª Exposição Franciscana de Presépios verá que de mãos habilidosas ou mesmo de equipamentos industriais podem sair, nas figuras dos presépios, expressões singelas e encantadoras. Da Bolívia, a expressão sorridente das personagens é característica marcante de um povo com culturas tão distintas, já que nos três conjuntos que estão na mostra, cada um tem a sua particularidade estilística e os três representam regiões do mesmo País. Do Brasil, há diversos conjuntos. O mais curioso é o de Manaus, onde todas as personagens e animais são da região. Uma verdadeira inclusão e inculturação. Ainda do Brasil é destaque, da cidade de Caçapava, o resultado do trabalho de uma oficina de artesanato com senhoras da região. Para confecção das peças, a inspiração não poderia deixar de ser o Vale do Paraíba. Neste conjunto, os reis magos estão montados em mulas, animal usado em toda região. Da cidade de São Miguel Arcanjo-SP, no lugar dos Reis, estão as Rainhas. Cada uma delas tem algo a oferecer, tais como: serviço, flores e frutas. Este presépio é a valorização do artesanato feito em palha de milho. Feito especialmente para esta mostra pela artista Susanne Bartlewski, o presépio de lata vem da capital. É um presépio que alia reciclagem, criatividade, arte e espiritualidade, Típico de Cracóvia - Polônia, o presépio em formato de fachada de igreja, é inspirado na arquitetura da Basílica de Santa Maria e é o resultado de uma tradição de concurso de presépios da Cracóvia. Para confecção são usados papelão, papel laminado e enfeites diversos que dão originalidade única a cada peça de forte expressão artística.
A 22ª Exposição Franciscana de Presépios de presépios tem como objetivos oferecer uma alternativa a quem deseja meditar e contemplar o mistério da Encarnação de Jesus, a partir da criação e da arte, bem como promover a valorização e o respeito às diferentes manifestações da cultura. Certamente a mostra é mais uma oportunidade cultural de fim de ano na cidade de São Paulo.

22ª Exposição Franciscana de Presépios
Curadoria: Frei Róger Brunorio
07 a 30 de dezembro de 2011
Claustro do Convento São Francisco de Assis
Largo São Francisco, 133 - Sé - São Paulo - SP
(ao lado da Faculdade de Direito da USP)
Horário: 10h às 18h, diariamente.
Entrada Gratuita
Nos dias 24 e 25 não haverá visitação.
Informações: (11) 3291 2400









Nenhum comentário: