concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Folia de Reis



O que é? Como se faz?
Oficina Teórica e Prática

Dezembro está chegando e com ele o Natal. Muito se tem falado sobre como esta festa vem se tornando cada vez mais comercial e distante do verdadeiro Espírito Natalino. Para isto o Rancho dos Matutos oferece este ano uma grande novidade: um mini curso sobre a tradição das folias de reis, apresentado pelo escritor, violeiro e mestre de folia Fábio Sombra, acompanhado pelos violeiros Sérgio Penna e Fabíola Mirella.

O MÓDULO TEÓRICO
O curso teórico acontecerá na manhã do dia 10 de Dezembro (sábado) das 13:00 às 16hs. Nele, veremos como funciona um grupo de folia de reis, a história das folias, o ritual de uma visita, as superstições e crendices, a música e sua função na festa além de conselhos práticos para quem deseja criar o seu próprio grupo.

UMA VERDADEIRA VISITA DE FOLIA
Na noite do mesmo dia 10, realizaremos uma autêntica visita de folia ao Rancho dos Matutos, com direito ao tradicional “pão moiado” (uma espécie de cachorro quente caipira) e refresco. Ainda que você não tenha assistido ao módulo teórico, poderá vir e participar da festa de batizado do grupo de folia “Mensageiro Cantador” e ouvir as lindas toadas de uma tradição que se mantém viva e atuante no nosso Brasil.

LOCAL E INGRESSO
Todas as atividades da nossa oficina de folia acontecerão no Rancho dos Matutos: rua doutor Zuquim, 80 – São Paulo (pertinho do metrô Santana).

O ingresso tem preço único e é válido para o módulo teórico e/ou para a Visita da Folia, incluindo o lanche dos foliões. Cerveja e refrigerantes serão cobrados à parte:
R$ 20,00 + 1Kg de alimentos não perecíveis, que serão doados a um lar assistencial.

PÚBLICO ALVO
Violeiros, músicos, professores, recreadores, pesquisadores de folclore e demais apreciadores das tradições genuinamente brasileiras.

ENSAIO
A visita da folia se realizará às 18:30 dia 10.12.11, mas as portas do Rancho estarão abertas à partir das 17:00 horas para quem desejar assistir a preparação das comidas e ao ensaio dos foliões.
Obs: O número de participantes é limitado e os ingressos deverão ser adquiridos com antecedência pelo tel: (11) 2950-0792 / 9823-1110
Fabíola Mirella
Viola e paz!
(11) 2950-0792 / 9193-9866
www.fabiolamirella.blogspot.com
www.violadesaia.com.br
www.violeirosmatutos.com

Nenhum comentário: