concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Bolsa Iberê Camargo + Programa Artista Convidado do Ateliê de Gravura - Contemplados

Bolsa Iberê Camargo

Comissão Julgadora: Fernanda Albuquerque, Paulo Gomes, Verónica Flom
Selecionados
Bruno Faria, Belo Horizonte (MG), será enviado a Cidade do México para uma residência na SOMA;
Fernanda Gassen, Porto Alegre (RS), viajará a Buenos Aires para trabalhar na Universidad Torcuato di Tella.
Artista Convidado do Ateliê de Gravura :
Rafael Pagatini (Porto Alegre, RS)
Selecionados para estaque no site da Fundação, em reportagens que apresentam seus trabalhos ao público:
Amanda Melo da Mota Silveira (São Paulo, SP); Bartolomeo Gelpi (São Paulo, SP); Carlota Mazon Albejante (São Paulo, SP); Daniel Scherer de Escobar (Belo Horizonte, MG); Erica Regina Ferrari (São Paulo, SP); Fernando Daniel Velázquez Pena (São Paulo, SP); Ismael Agliardi Monticelli (Cachoeirinha, RS); Luiz Roque da Costa e Silva Filho (São Paulo, SP); Mariana Merino de Freitas Xavier (Porto Alegre, RS); Renata Quagliato Egreja Carmagnani (São Paulo, SP).
Sobre Bruno Faria:
Mestrando em poéticas visuais na EBA-UFMG, mas natural de Recife, Bruno Faria lança mão de diferentes mídias para realizar obras que criticam o lugar que o homem habita, refletindo sobre arquitetura, memória e arte. Entre 29 de janeiro e 1º de março de 2012, o artista viaja para desenvolver o projeto selecionado, “Travel & Cia edição México”. No trabalho, um jornalista fictício desembarca na Cidade do México com a missão de produzir um número especial de uma revista de viagens. Ao longo da sua estadia, ele se depara com questões que o levam a construir um guia com outra abordagem, e a partir da colaboração dos moradores, resgata acontecimentos históricos da cidade.
Sobre Fernanda Gassen: Mestre em artes visuais pela UFRGS, concebe fotografias tendo como referência pinturas dos séculos XVII, XVIII e XIX. Suas séries abordam a natureza-morta, cenas de gênero, a investigação do gesto na pintura e os convescotes, ou “foto-eventos” nos quais ela se inspira em obras impressionistas para fotografar piqueniques em locais públicos. Tanto o convite para o evento, quanto a organização do mesmo e a mise-en-scène, fazem parte do trabalho. Na proposta intitulada “Guia Cidade-Jardim – direção de passeios e instruções para refeições ao ar livre”, a qual Fernanda se dedica entre 2 de abril a 29 de junho de 2012 em Bueno Aires, os espaços públicos de convívio, onde eventos deste tipo podem ser realizados, voltam a entrar em pauta.
Sobre Rafael Pagatini (Porto Alegre, RS), para, ao longo de uma semana em 2012, produzir obras inéditas na prensa que pertenceu a Iberê Camargo. Na descrição do próprio Pagatini, sua poética parte do esforço para fixar locais ou situações que estão em transformação. Os procedimentos do autor reforçam o conceito de memória, perda e permanência. Ele pretende empregar essas reflexões na percepção das mudanças na paisagem ao redor da Fundação Iberê Camargo.
Sobre o Júri: Curadora Verónica Flom, da Universidad Torcuato di Tella, pelo artista e professor do IA/UFRGS Paulo Gomes e pela curadora independente Fernanda Albuquerque.

Nenhum comentário: