concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Morre aos 84 anos o escultor americano John Chamberlain


John Chamberlain in his studio, 2011. Photo: Robert McKeever. Courtesy Gagosian Gallery.



John Chamberlain, Hawkfliesagain, 2010. Painted, chromium-plated, and stainless steel, 106 1/2 × 122 1/2 × 87 inches (270 × 311 × 221 cm). Private collection © 2011 John Chamberlain / Artists Rights Society (ARS), New York. Photo: Mike Bruce.


Da EFE

O artista americano John Chamberlain, famoso por suas esculturas feitas com metal retorcido, morreu em Nova York aos 84 anos, informou nesta quinta-feira (22) a galeria Gagosian.

Chamberlain, nascido em 16 de abril de 1927 em Rochester (Indiana), faleceu na quarta-feira (21) em Manhattan, indicou a mensagem publicada no site da galeria nova-iorquina, que o representava desde este ano.
Pessoas observam escultura 'Onecaratstud', do americano John Chamberlain (Foto: Leon Neal/AFP)Pessoas observam escultura 'Onecaratstud', do americano John Chamberlain (Foto: Leon Neal/AFP)
"John Chamberlain pôs sua marca indelével na história da arte no século XX. Foi uma figura espetacular que tomou para si a ferocidade da arte americana de meados do século e não teve rival em sua adaptação de materiais incríveis para suas esculturas", assegurou Larry Gagosian.
Segundo a galeria Gagosian, Chamberlain foi um personagem à altura da expressividade e do valor de sua obra, na qual experimentou constantemente novos materiais e processos ao longo de cinco décadas de carreira.
Durante esse tempo, o escultor organizou mais de 100 exposições sozinho no mundo todo, desde a primeira, no Museu Guggenheim de Nova York em 1971, até a última retrospectiva, que a mesma instituição deve inaugurar em fevereiro de 2012.
Em maio, sua escultura de metal prensado "Nutcracker" foi vendida pelo valor recorde de US$ 4,78 milhões em um leilão da casa Sotheby's em Nova York.
fontes:

Nenhum comentário: