concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Fórum Estadual de Planejamento da Cultura de Mato Grosso será realizado no próximo dia 24


Fórum Estadual de Planejamento da Cultura de Mato Grosso será realizado no próximo dia 24

 

de lidia.diniz
No dia 24 de agosto de 2012, das 9h às 18h, será  realizado  no auditório Milton Figueiredo da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso o  I Fórum Estadual de Planejamento da Cultura.
O objetivo do evento é constituir um espaço de discussão política e técnica, onde representantes do setor público e dos vários segmentos culturais do estado deliberam sobre a proposta de diagnóstico do setor cultural de Mato Grosso e estabelecem as diretrizes e prioridades para o Plano Estadual de Cultura.
O Plano de Cultura é um instrumento de gestão decenal, no qual o Poder Público assume a responsabilidade de implantar políticas culturais que ultrapassem os limites de uma única gestão de governo. O Plano estabelece estratégias e metas, define prazos e recursos necessários à sua implementação.
O I Fórum Estadual de Planejamento da Cultura foi antecedido por 16 Fóruns Regionais de Planejamento da Cultura realizados nos doze polos regionais do estado. Foram municípios sedes das etapas regionais Água Boa, Alta Floresta, Araputanga, Cáceres, Confresa, Cuiabá, Juara, Juína, Lucas do Rio Verde, Matupá, Pontes e Lacerda, Primavera do Leste, Rondonópolis, Sinop, Tangara da Serra e Várzea Grande.
Em cada Fórum Regional foi elaborado em Plenária um diagnóstico da realidade do setor da cultura na região, estabelecidas diretrizes e prioridades regionais para o Plano Estadual de Cultura e constituído um Grupo Técnico de até dez membros, composto por representantes do Poder Público e sociedade civil dos municípios presentes.
A abertura do I Fórum Estadual de Planejamento da Cultura contará com a presença do Secretário de Estado de Cultura, João Laino e o Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso, Deputado Estadual José Riva, anfitrião do encontro. Representando o Ministério da Cultura estará presente o Diretor de Programas Integrados do MinC, Bernardo Novais da Mata Machado, que após a abertura vai proferir palestra sobre o Sistema Nacional de Cultura.
O Sistema Nacional de Cultura é o instrumento que propõe um modelo de gestão articulado e compartilhado entre Estado e Sociedade, integrando os três níveis de Governo (federal, estadual e municipal) e, principalmente, garantindo a participação da sociedade de forma permanente e institucionalizada.
Estão sendo esperados para o evento os integrantes dos 16 Grupos Técnicos de Planeja Regional, Gestores da Cultura nos municípios, Conselheiros de municipais e estaduais de cultura, representantes de Órgão das administrações públicas municipais e estaduais, representantes de Entidades Culturais, Instituições de ensino e pesquisa, artistas e demais profissionais da cultura. O evento é aberto e todos interessados podem participar.
No período da manhã (9h às 12h) o Fórum será transmitido pela internet no site da www.al.mt.gov.br, no link “Assista a TV ao vivo”.
Mais informações entre em contato com o Núcleo Executivo do Plano Estadual de Cultura/SEC/MT pelos telefones (65) 3613-0222 ou 9983-6894 (Romulo Fraga) / 8411-9199 (Marilene Marchese) ou pelo e-mail pecmt@cultura.mt.gov.br.

PROGRAMAÇÃO:
8h às 8h45 – Recepção e inscrições dos participantes
9h – Cerimônia de Abertura
10h – Palestra sobre o Sistema Nacional de Cultura com o Diretor de Programas Integrados do MinC, Bernardo Novais da Mata Machado
11h – Discussão sobre o diagnóstico do setor cultural do Estado
12h às 14h – Almoço
14h às 17h30 – Discussão sobre as Diretrizes e Prioridades para o Plano Estadual de Cultura
17h30 às 18h – Eleição dos membros da Câmara Técnica de Planejamento da Cultura e Conclusão dos trabalhos

Fonte: Ministério da Cultura - MinC 

Nenhum comentário: