concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Fotoativa realiza bate-papo com editores de fotografia


Fotoativa realiza bate-papo com editores de fotografia

Evento será na próxima quarta-feira (22) no Instituto de Artes do Pará (IAP).
O bate-papo ocorre a partir das 19h e tem entrada franca.

A Associação Fotoativa promove um bate-papo com editores de fotografia, na próxima quarta-feira (22), a partir das 19h, no Instituto de Artes do Pará (IAP), em Belém. O evento chamado "Café Fotográfico" presta uma homenagem ao mês da fotografia, comemorado em agosto. Com o tema “Fotojornalismo, Edição e Realidade”, participam do bate-papo os editores de fotografia Oswaldo Forte e Octávio Cardoso. A entrada é gratuita.
Depois de ter recebido fotojornalistas que descreveram o dia-a-dia de um repórter fotográfico nas ruas de Belém no “Fotojornalistas em pauta”, tema do mês de abril, a Associação Fotoativa, promove o Café Fotográfico de agosto com outro foco. O evento conta com a presença de editores de jornais impressos para uma troca de conhecimentos e experiências com o público.
Associação Fotoativa
A Associação Fotoativa foi concebida como um espaço para discussão da fotografia, tendo este conceito sido ampliado para a imagem em geral. Com a expansão desta área de interesse, a atuação da Fotoativa perpassa a pesquisa, a educação e outros aspectos, de modo que a Associação entende o seu papel, resumidamente, da seguinte maneira: pesquisa, produção, educação e difusão em fotografia e artes visuais.
Sobre os editores de fotografia
Octávio Cardoso é graduado em Engenharia Civil pela UFPA. Começou a fotografar em 1984 na Fotoativa, associação a qual sempre esteve ligado, tendo sido seu presidente de 2000 a 2007. Trabalhou em várias empresas, Ganhou prêmios como o Arte Pará em 1987 e tem obras nos acervos do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM-Rio), Museu Histórico do Estado do Pará (MHEP-Pa), Centro Cultural Brasil-Estados Unidos-Pa e coleção Pirelli no Museu de Arte de São Paulo (MASP-SP).
Oswaldo Forte é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Começou a carreira de fotojornalista em 1991. Foi repórter fotográfico do entre 1994 e 2000. Participou da fundação do Amazônia Jornal, das Organizações Rômulo Maiorana. Atualmente é editor-executivo de fotografia dos jornais “O Liberal” e “Amazônia” e colabora com agências de fotojornalismo no Brasil e no exterior.
Fonte: G1 PA - 16/08/2012

Nenhum comentário: