concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Ciclo de Oficinas de Desenho - Fundação Cultural Badesc


Fundação Cultural Badesc
Ciclo de Oficinas de Desenho
Antecipando a abertura da exposição Sótão, individual do artista Diego Rayck que será realizada em outubro na Fundação Cultural Badesc, acontece em setembro o Ciclo de Oficinas de Desenho, integrando o projeto Desenho e espaço: correspondências e desvios.
Serão três oficinas envolvendo discussões como noções básicas de desenho, exercícios de observação, memória e projeção, a relação entre desenho e espaço (gráfico, arquitetônico e contextual) e desenho e sistemas de referência (citações, modelos, manuais). Além de Diego Rayck, o Ciclo contará com a participação de três artistas convidados: Bil Lühmann, Raquel Stolf e Augusto Benetti.
As oficinas serão teórico-práticas e compreendem a apresentação de trabalhos/processos do artista e dos convidados, marcos conceituais do desenho e exercícios práticos. Este ciclo de oficinas não pretende ensinar a desenhar “bem”, mas propõe relativizar as noções dos participantes através de discussões e exercícios sobre a atividade de desenhar e sobre o desenho como forma de pensamento.
OFICINAS:
Dia 06/09 das 14h às 18h – Diego Rayck e Bil Lühmann, após apresentarem seus trabalhos, proporão reflexões e exercícios sobre desenho de observação privilegiando a relativização das noções de desenho dos participantes e buscando recursos para seu entendimento como forma de pensamento.
Dia 13/09 das 14h às 18h – Raquel Stolf, a partir de sua produção e de trabalhos de outros artistas, proporá refletir sobre algumas relações entre som, desenho e escrita, investigando usos do som e da palavra manuscrita articulados com a ficção. Os participantes desenvolverão exercícios de escrita e desenho a partir de experiências subjetivas de audição-escuta.
Dia 19/09 das 14h às 18h – Augusto Benetti, em diálogo com sua produção, desenvolverá uma abordagem que questiona quais os valores que determinam o que é um bom ou mal desenho, investigando especialmente o aspecto marginal, subversivo e informal de certas produções gráficas.
Nº de vagas: 15 participantes
Público alvo: artistas, estudantes, educadores e outros profissionais ligados a prática e ensino do desenho.
A participação é gratuita com inscrição em quantos módulos o participante desejar.
Para fazer a inscrição, mandar e-mail para arte.e.público@gmail.com com o título Ciclo de oficinas de desenho, contendo nome, e-mail, telefone de contato, ocupação, datas das oficinas que pretende participar (06/09, 13/09, 19/09), e breve carta de intenção com os motivos o que levam a fazer a oficina.

Contato

Rua Visconde de Ouro Preto, 216 – Centro – Florianópolis-SC – CEP 88020-040
Fonte: Divulgação Fundação Cultural Badesc

Nenhum comentário: