concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural


Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural

Caroline Borralho - Sefic/MinC
O Ministério da Cultura (MinC) publicou no dia (15/08), no Diário Oficial da União (Seção3, a partir da página 17), o Edital nº 2/2012 do Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural, desenvolvido pela Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura (Sefic).
Com investimentos de R$ 1,47 milhão, a seleção contempla viagens que ocorrerão entre outubro de 2012 a fevereiro de 2013. As inscrições podem ser feitas a partir de hoje (15) para qualquer um dos meses do edital.
Com recursos do Fundo Nacional da Cultura (FNC), o Programa consiste na concessão de auxílio financeiro para o custeio de despesas relativas à participação de artistas, técnicos, agentes culturais e estudiosos em atividades culturais, promovidas por instituições brasileiras ou estrangeiras.
Além do transporte pessoal, o benefício pode ser utilizado para custear despesas com o transporte de material, cenários ou equipamentos utilizados na realização da atividade; estada durante o período de participação no evento; inscrição; e confecção de material para a atividade a ser realizada no evento; entre outras despesas, devendo o candidato informar, no ato da inscrição, de que forma utilizará o auxílio financeiro.
Com recursos do Fundo Nacional da Cultura, edital abrange todas as áreas culturais
“A continuidade do Programa, com o lançamento deste segundo edital este ano, mostra a importância da difusão e do intercâmbio da cultura brasileira. O edital abrange todas as áreas culturais, desde as artes cênicas, a memória, o movimento social negro e o patrimônio museológico, até as novas mídias, o design, os serviços criativos e a diversidade cultural”, disse o secretário da Sefic, Henilton Menezes.
Inscrições
Os participantes devem ter uma das seguintes finalidades: apresentação de trabalho próprio; residência artística e de gestão; cursos de capacitação; ou participação em evento de reconhecimento ao trabalho próprio desenvolvido, como premiações e homenagens.
As inscrições são realizadas exclusivamente por meio do Sistema SalicWeb, disponível no site do MinC www.cultura.gov.br. Orientações, dicas de inscrição, preenchimento de formulário e contrapartidas podem ser obtidas em cartilha explicativa elaborada pelo Ministério.
O prazo para o envio das candidaturas está vinculado ao cronograma a seguir relacionado, considerando a data de início da viagem:
Viagens previstas para:
Encaminhamento das solicitações até:
Outubro
14 de setembro de 2012
Novembro e dezembro
05 de outubro de 2012
Janeiro e fevereiro
09 de novembro de 2012
Confira aqui o Edital de Intercâmbio nº 2/2012
Veja aqui cartilha explicativa
Eixos
São quatro os eixos do Edital de Intercâmbio e Difusão Cultural: “Artes”, “Diversidade Cultural”, “Formação e Capacitação” e “Economia Criativa”, cada um com características e cotas específicas, com o objetivo de garantir que todos os setores sejam contemplados de forma proporcional.
O eixo “Artes” abrange iniciativas que resultam da criatividade de indivíduos e grupos, e que possuem conteúdo artístico. Atende artistas, produtores, diretores, dramaturgos, compositores, roteiristas, técnicos, estudiosos e grupos artísticos das áreas de teatro, dança, circo, artes visuais, literatura, música e áreas afins.
Iniciativas que promovam a valorização e difusão da diversidade cultural brasileira, levando-se em conta os recortes de etnia, da raça, do gênero, da idade, da religiosidade, da ancestralidade, da orientação sexual, da territorialidade e de atividades laborais se encaixam no eixo “Diversidade Cultural”, que atende, entre outros segmentos, grupos e comunidades populares, mestre e ofícios da cultura e movimentos sociais, como movimento negro, LGBT e pessoas com deficiência.
Já o eixo “Formação e Capacitação” abrange iniciativas e ações que promovam a formação, a capacitação, o fortalecimento de políticas públicas e o desenvolvimento social e comunitário na área da cultura, seja por meio de cursos de curta duração, residências, seminários, pesquisas, oficinas, palestras ou exposições de trabalhos científicos. Atende agentes culturais, pesquisadores, técnicos, profissionais, estudantes e gestores da área artística e cultural.
O último eixo, “Economia Criativa”, contempla iniciativas que promovam empreendimentos culturais, fortalecimento e capacitação dos empreendedores culturais dos setores criativos, inovação na economia criativa, desenvolvimento regional, difusão e circulação de bens e serviços criativos culturais e produção de conceitos e conteúdo de economia criativa, entre outros, atendendo agentes culturais, empreendedores, design, serviços criativos e produção de games.
Avaliação
A Comissão de Avaliação e Seleção do edital é composta por representantes do Ministério da Cultura e suas vinculadas. As candidaturas são avaliadas e pontuadas de acordo com os quesitos do eixo escolhido. Os requerimentos recebem bonificação em sua pontuação de acordo com alguns critérios. Um deles leva em conta a unidade federativa de origem e candidaturas não originárias das capitais estaduais e de Brasília, ou cujas participações ocorram em eventos nacionais fora das referidas localidades.
Outro ponto beneficia requerimentos de povos e de comunidades tradicionais, incluindo, entre outros, povos indígenas, quilombolas, ciganos, povos de terreiro, irmandades de negros, agricultores tradicionais, pescadores artesanais, caiçaras, pantaneiros e ribeirinhos.
Também são bonificados os requerimentos de participação em acontecimentos nos países da América Latina, do Caribe e naqueles que fazem parte da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.
Os critérios de bonificação visam minimizar desigualdades e promover a descentralização das ações culturais, assim como fortalecer e difundir ações culturais no interior do país, em consonância com as prioridades da política internacional brasileira e da política cultural do MinC.
Edital passado
Publicado em janeiro deste ano, o Edital nº 1/2012 do Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural contemplou viagens que ocorreram entre abril e setembro de 2012. Ao todo, foram contemplados 397 projetos, sendo 156 requerimentos de grupo e 241 de individual.
Um desses contemplados foi o Grupo Cultural Meninas de Sinhá, de Minas Gerais. Com repertório de cantigas de roda, cantigas populares e músicas próprias, além de oficina de brincadeiras, teve participação no Brave Festival, na Polônia.
De acordo com a proponente, Valdete da Silva Cordeiro, o objetivo foi difundir a cultura mineira e o trabalho sociocultural sustentável do grupo, promovendo a participação do público local e interagindo culturalmente com os grupos participantes.
Depois do Congresso no Canadá, Galvão ministrou oficinas de composição coreográfica no Brasil
“Foi uma possibilidade de efetivar as relações do encontro, valorizar as diversidades das culturas populares e fortalecer as comunidades que lutam para não se extinguir”, disse Valdete Cordeiro.
Outro projeto contemplado no edital passado foi o concerto do pianista brasileiro Rogerio Lourenço dos Santos, conhecido como Rogerio Tutti, do Rio Grande do Norte, que fora selecionado para se apresentar no Festival de Música das Nações, em Roma, na Itália, no Parque Arqueológico do Teatro di Marcello.
O pianista recebeu ainda convite da Associação Ludus Tonalis Academia para a realização de triplo evento, com concerto, “masterclass” de interpretação pianística e palestra sobre música erudita brasileira, em Riano, também na Itália.
O projeto “Intercâmbio Cultural: Salvador x Toronto” também foi beneficiado. Mestrando pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), o proponente do projeto, Marcelo Galvão Guimarães, foi convidado, pela 2º vez, a participar do “Brazilian Beat: Canada Dance Congress do Brazil Dance World”, com realização de oficinas de dança e apresentação artística.
“A participação foi de extrema importância para o fortalecimento da difusão da cultura brasileira no Canadá, assim como para o programa do mestrado em dança da UFBA. Depois do Congresso, já ministrei worshops e oficinas para a ‘Cia do Brazil Dance World’, de criação e composição coreográfica e ainda pretendo estreitar laços com outras instituições”, disse Marcelo Galvão.
Mais informações
- Atendimento ao Proponente: (61) 2024.2082
Horário: segunda a sexta, das 9h às 12h, e das 13h30 às 17h

Texto

- Caroline Borralho (Sefic/MinC)
Fonte: Ministério da Cultura - MinC 

Nenhum comentário: