concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

terça-feira, 31 de janeiro de 2017

curso de Restauro e Conservação de Edifícios e Obras de Arte - Curitiba - PR







Instituição curitibana oferece curso inédito de restauro e conservação de bens culturais
Atividade lançada pelo Centro Europeu é inédita no Estado do Paraná, e pretende capacitar profissionais para a importante função

CURITIBA, 31/01/2016 – Resgatar e preservar a identidade cultural e histórica de lugares e populações, esta é a essência do trabalho do restaurador. A importância da atuação desse profissional para a sociedade é indiscutível. Além de manter viva a memória de gerações anteriores, o restaurador garante que bens culturais não percam seu valor.

Embora não seja uma atividade recente, já que os primeiros registros no Brasil são datados de 1855, quando a Corte nomeou um restaurador oficial para a Academia Imperial de Belas Artes, o ofício de restaurador ainda carece de profissionais qualificados. De olho neste mercado, o Centro Europeu, uma das maiores escolas de profissões do país, com sede em Curitiba (PR), acaba de lançar o inédito curso de Restauro e Conservação De Edifícios e Obras de Arte.

A atividade visa capacitar técnicos para agir diretamente na obra, seja no desenvolvimento do projeto de arquitetura ou na recuperação e preservação de edifícios e elementos artísticos tais como escultura, telas, pinturas e murais. Considerando que nos últimos anos, diversas cidades estão investindo na recuperação de patrimônios culturais e artísticos, a exemplo dos mais de 150 municípios brasileiros catalogados como históricos, a busca por profissionais do segmento tem aumentado significativamente.

De acordo com Rosina Parchen, arquiteta especializada em restauração, responsável pela supervisão do novo curso, a presença de um profissional academicamente preparado para a função é imprescindível. “Somente o profissional formado em restauro detém o conhecimento necessário para reconhecer as patologias e mecanismos legais da proteção e de cartas internacionais que regem a atuação na área. Sem o entendimento técnico e científico da formação, os danos aos monumentos e elementos históricos podem ser irreversíveis”, detalha a especialista.

No curso ofertado pelo Centro Europeu, além das bases teóricas, o aluno terá a oportunidade de participar de atividades práticas em laboratórios e visitas técnicas guiadas a canteiros de obras de restauração e Centro Históricos. Destinado a arquitetos, engenheiros, historiadores, artistas plásticos e demais interessados que queiram aprofundar o conhecimento sobre o assunto, o curso, que terá duração de quatro meses, abrange conteúdos como a atuação do profissional de restauro no Brasil; legislação no campo de trabalho; antecedentes, confirmação e confrontação da restauração; delineamento das principais correntes teóricas; e artes e arquitetura.

O curso de Restauro e Conservação de Edifícios e Obras de Arte terá início no dia 23 de março e será realizado na sede do Centro Europeu no bairro Batel (Rua Benjamin Lins, 999). Mais informações pelo telefone (41) 3026-6669 ou no site www.centroeuropeu.com.br.

Nenhum comentário: