concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

exposição RAWCUTS - ONIO - Adriano Cinelli - SP


Grafiteiro Onio faz primeira exposição no Brasil com trabalhos em técnica de recorte e colagem
Mostra com visitação gratuita de terça a sábado estreia nesta quinta-feira, 02, na Galeria Recorte, que fica à Rua Augusta, 829, e permanece até 04 de março
São Paulo, janeiro de 2016 – O grafiteiro Adriano Cinelli, conhecido no universo das artes plásticas por Onio, abre nesta quinta-feira, 02, a sua primeira exposição no Brasil focada exclusivamente na técnica de recorte e colagem. Intitulada ‘RAWCUTS’, a mostra ficará em cartaz na Galeria Recorte, situada à Rua Augusta, 829, na região conhecida como Baixo Augusta, na Consolação. As visitações são gratuitas de terça a sexta-feira, das 12h às 21h, e aos sábados, das 11h às 18h, até 04 de março.
Onio começou sua trajetória artística através do skate nas ruas de Brasília e logo teve contato com outras formas de expressão ligadas à cultura urbana, como o grafite. Após consolidar seu nome no grafite, participando, desde 2004, de diversas exposições e projetos de intervenção urbana no Brasil e na Europa, ele passou a se envolver com arte contemporânea, até estabelecer sua linguagem gráfica atual.
Com a colagem, faz um processo reverso dentro de seu universo gráfico, como uma espécie de negação à sua forma de compor, partindo cada vez mais para a abstração. Essa nova estética, diz, surgiu aleatoriamente, de forma experimental e livre. Onio se aproveita do que aprendeu desenhando e pintando para criar peças que, ao final, se assemelham à pintura abstrata.
Para compor sua obra, o artista parte de fragmentos rasgados de revistas e livros, misturados a densas camadas de tinta acrílica, fita adesiva silver tape, vinil adesivo, marcadores industriais, pinturas desconstruídas e texturas criadas separadamente. “Gosto de usar o que aparece pela frente”, conta Onio, ao lembrar que, em Berlim, recolheu restos de cartazes que estavam espalhados pelos postes da cidade.
A construção das peças se dá pela desconstrução dos elementos, onde recortes e texturas são montados de forma aleatória e intuitiva. Onio utiliza sua técnica de mapeamento gráfico na criação das imagens e a poluição visual das peças se sobrepõe em camadas, formando composições abstratas únicas.
O dia a dia do artista em São Paulo ajuda visualmente a impregnar em seu subconsciente todos os recortes e texturas utilizados na série. A influência direta do caos e do aspecto urbano da capital paulista é uma fonte de inspiração para que isso se concretize em sua obra. Para o artista, o grafite e a colagem são dois campos de atuação distintos, mas, definitivamente, complementares.
SERVIÇO
Exposição: RAWCUTS
Local: Galeria Recorte
Endereço: Rua Augusta, 829, Consolação
Horário de funcionamento: Terças a sextas, das 12h às 21h e Sábados, das 11h às 18h
Visitação: De 02 de Fevereiro a 04 de Março de 2017
Contato: (11) 3368-9824 / 98200-0805
Sobre a Galeria Recorte – É um espaço multicultural que reúne arte e beleza. Única galeria de arte de São Paulo voltada exclusivamente para obras que utilizam a técnica da colagem, foi idealizada pela arquiteta e empresária Anna Gadelha e tem a curadoria de Lucas Ribeiro “Pexão”. O espaço tem como principal característica apresentar artistas que estão despontando no mercado independente de arte. Inspirada em espaços híbridos pelo mundo, o espaço também conta com um café com opções veganas e um salão de beleza.

Nenhum comentário: