concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

sábado, 4 de fevereiro de 2017

FUNDAÇÃO IBERÊ CAMARGO LANÇA PROGRAMAÇÃO CULTURAL DE VERÃO


A Fundação Iberê Camargo inicia 2017 com uma programação de atividades culturais e educativas para diferentes idades. São cinco propostas que visam propiciar uma aproximação do público com a obra de Iberê, com a arquitetura da sede da Fundação e, por fim, com uma das técnicas mais trabalhadas pelo artista gaúcho: a gravura em metal. 

As atividades iniciam neste sábado, dia 28 de janeiro, com uma Visita mediada focada na arquitetura da FIC. Já Desvendando Fantasmagoria IV explora uma das obras mais célebres de Iberê e acontece no dia 04 de fevereiro, dando sequência à programação. Ambas as atividades são voltadas a jovens e adultos. 

No dia 11 de fevereiro, Do autorretrato à selfie, desenvolvida para crianças e adolescentes de 7 a 14 anos, promove uma visita pela exposição Iberê Camargo: diálogos no tempo, seguida de uma oficina que combina fotografia, projeção e desenho. 

Para divertir os pequenos, no dia 18 de fevereiro acontece a atividade Do manequim ao look do dia, que contempla uma visita lúdica à exposição, com foco na série Manequins. Para finalizar, será realizada uma oficina com foco nas relações entre vestuário e diferentes épocas. 

A programação de atividades de verão encerra na semana de 13 a 18 de fevereiro com o curso Experimentações em gravura em metal, ministrado por Eduardo Haesbaert, artista plástico que foi gravador de Iberê Camargo e que atualmente coordena o Ateliê de Gravura da Fundação. Com carga horária de 20 horas e valor de R$480,00, o curso tem como proposta oferecer ao público um primeiro contato com a técnica de gravura em metal. Os trabalhos serão realizados na prensa que pertenceu a Iberê e que hoje faz parte do Ateliê de Gravura, onde serão ministradas as aulas. Ao final das experimentações, cada participante receberá cinco cópias da gravura que produziu durante a atividade. 

Quem é Eduardo Haesbaert? 

Coordenador do acervo e do ateliê de gravura da Fundação Iberê Camargo onde, desde 1999, desenvolve o “Programa Artista Convidado do Ateliê de Gravura”, no qual artistas nacionais e internacionais experimentam a gravura em metal. Entre as exposições individuais do artista, destacam-se: Última Cena (Bolsa de Arte de Porto Alegre, 2011), Próximo Plano (Pinacoteca da Feevale, Novo Hamburgo, 2011) e Trabalhos Recentes (Bolsa de Arte de Porto Alegre, 2007). 

13/02 a 17/02, das 9h às 13h - Experimentações com gravura em metal com Eduardo Haesbaert 
Faixa etária: a partir de 15 anos. Inscrições através do telefone 3247.8000. 

Durante o curso serão desenvolvidas etapas de preparação, gravação e impressão de gravura em metal em diferentes procedimentos técnicos tais como: ponta seca, água-forte, água-tinta e seus desdobramentos, conforme a proposta da imagem da gravura de cada aluno. 

Vagas limitadas. Valor por aluno: R$ 480,00 - com material incluso. 


Sábado, 28/1, das 16h às 17h30 – Visita de arquitetura 

Faixa etária: a partir de 15 anos, sem inscrição prévia. 
Visita mediada com foco na arquitetura da sede da Fundação Iberê Camargo, que inclui em seu trajeto, além dos andares de exposição, a área externa e o subsolo do prédio. Também serão apresentados croquis e plantas do projeto do arquiteto português Álvaro Siza, além do vídeo Mestres em Obras, que documenta sua construção. 

Sábado, 04/02, das 16h às 17h – Desvendando Fantasmagoria IV 

Faixa etária: a partir de 15 anos, sem inscrição prévia. 
Conversa que lança um olhar prolongado sobre a pintura Fantasmagorias IV (1987), investigando seu processo de criação por meio de esboços, documentos e curiosidades. 

Sábado, 11/02, das 16h às 17h30 - Do autorretrato à selfie 

Faixa etária: 7 a 14 anos. Inscrições a partir de 01 de fevereiro pelo e-mail agendamento@iberecamargo.org.br 
Visita lúdica à exposição Iberê Camargo: diálogos no tempo com foco nos autorretratos de Iberê Camargo, seguida de uma atividade de ateliê que combina fotografia, projeção e desenho. 

Sábado, 18/02, das 16h às 17h30 - Do manequim ao look do dia 

Faixa etária: 5 a 10 anos. Inscrições a partir de 08 de fevereiro pelo e-mail agendamento@iberecamargo.org.br. 
Visita lúdica à exposição Iberê Camargo: diálogos no tempo, com foco na série Manequins, seguida de uma atividade em ateliê com foco nas relações entre vestuário e diferentes épocas. 

Nenhum comentário: