concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

quarta-feira, 12 de abril de 2017

artista Daniel Jablonski é indicado ao Prêmio PIPA 2017 e expõe no Museu de Arte de Ribeirão Preto


  Representado pela Janaina Torres Galeria, Jablonski é um dos artistas emergentes da arte contemporânea nacional

  São Paulo, abril de 2017 - Daniel Jablonski já tem vários motivos para celebrar 2017 - o artista visual, que é representado pela Janaina Torres Galeria, é um dos indicados da oitava edição do prêmio PIPA. A láurea é uma parceria entre o Instituto PIPA e o MAM-Rio, criado em 2010 para ser o mais relevante prêmio brasileiro de artes visuais. Os finalistas serão anunciados no dia 16 de junho, e o vencedor, em 7 de agosto.
  Além disso, Jablonski também foi selecionado para o Primeiro Prêmio de Arte e Educação da revista Select com sua aula imersiva "Não deixe o artista virar professor - Uma aula pública", realizada na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, durante 20 horas.
  Para o último número (25) da revista Serrote, do Instituto Moreira Salles, Jablonski foi convidado a produzir o ensaio visual “Todos os pontos de interesse literário na cidade de Santiago de Cali, Colômbia, segundo livros de ficção de autores locais”. Desenvolvido especialmente para a publicação, a obra é o resultado de uma residência do artista na cidade latino-americana, em que tentou ler, em quatro semanas, a literatura de ficção local. O objetivo era “entender a atmosfera local por meio de seus autores, personagens e fantasmas”, diz.
  Para completar as boas notícias, Jablonski expõe simultaneamente, desde 7 de abril, no Museu de Arte de Ribeirão Preto (como um dos premiados do Salão de Arte da cidade) e no 45º Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto, em Santo André.
  Daniel Jablonski nasceu no Rio de Janeiro, em 1985. Sua prática propõe que o espectador se coloque em um lugar comum entre artista e cidadão em atividades diárias. Para isso, se utiliza de suportes diversos, como performances e fotografias. É formado em Filosofia pela PUC-Rio, tem Mestrado em Filosofia Contemporânea pela Sorbonne (Paris) e História e Política do Museu e do Patrimônio pelo Institut National d’Histoire de l’Art (Paris) e Columbia University (NYC). Jablonski leciona no MASP (Museu de Arte de São Paulo) e já participou de coletivas no Brasil e no exterior.

    Sobre a Janaina Torres Galeria – Profissional reconhecida no cenário paulista de arte e design, Janaina Torres tem formação em teatro (Escola de Teatro Miriam Muniz e CPT – Centro de Pesquisa Teatral, de Antunes Filho) e artes visuais (Faculdade de Belas Artes), e sólida experiência em design, decoração e arquitetura. A Galeria que leva o nome da profissional está instalada no bairro de Pinheiros e tem projeto arquitetônico arrojado, assinado pelo Estudio Manus. A JTG irá promover mostras de pintura, fotografia, gravura e escultura, além de eventos, bate-papos, experimentos audiovisuais e performances. Todos os trabalhos serão selecionados por ela e uma equipe de curadores independentes.  www.janainatorres.com e www.facebook.com/janainatorresgaleria  

Nenhum comentário: