concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

quarta-feira, 12 de abril de 2017

exposição de Heleno Bernardi - SP


PRIMEIRA EXPOSIÇÃO INDIVIDUAL DE HELENO BERNARDI EM SÃO PAULO TRAZ CORES E POLIFONIA URBANA
Janaina Torres Galeria apresenta mostra do artista mineiro radicado no Rio de Janeiro, com pinturas inéditas e trabalhos com influências arquitetônicas, sonoras e urbanas, em representações afetivas e provocadoras.

São Paulo, abril de 2017 - Desde o dia 30 de março a Janaina Torres Galeria apresenta a primeira exposição individual de Heleno Bernardi na cidade de São Paulo. O artista multimídia, que reside no Rio de Janeiro e tem extenso currículo de exposições no Brasil e no exterior, traz pinturas, fotografias, vídeos e uma instalação.
A série inédita de pinturas do artista, de grandes proporções, é fruto de seu trabalho de pesquisa nos espaços urbanos, que possui uma constante relação com a cidade e suas formas de uso. Beirando a abstração e provocando os sentidos, o artista trabalha a percepção do som e o deslocamento urbano, as relações de cor, tempo e espaço, e a presença dos indivíduos inseridos neste contexto, que fazem parte de um processo de destruição e construção.
“É um trabalho provocador e impactante, com extrema qualidade estética. Sintetiza bem a ideia da galeria sobre o papel da arte no cenário urbano atual, que esbanja energia e busca reinvenção. O lugar do afeto é também muito importante na obra de Bernardi, e isso nos encantou”, diz Janaina Torres, proprietária da galeria.
Bernardi traz também uma instalação que ganhou as ruas: Enquanto Falo, As Horas Passam. A obra é formada por um conjunto de colchões em formato de feto. Empilhados e colocados em pontos urbanos,  abrem espaço para a interação com o público e permitem a sensação de acolhimento mesmo num ambiente austero e com significado já consolidado no cotidiano social.
Já a série de fotografias Apologia de Sócrates, que nasce de vídeo e performance, que também compõem a exposição, propõe a desconstrução das ideias imutáveis e consolidadas do filósofo clássico. A eternidade do pensamento é esvaziada de maneira suave numa escultura moldada em espuma de poliuretano que se transforma em bolhas de sabão quando manipulada. Aos poucos a imagem de Sócrates se esvai completamente, deixando um rastro de efemeridade.  
SERVIÇO
Exposição individual de Heleno Bernardi
De 30 de março a 13 de maio
Janaina Torres Galeria -  Rua Joaquim Antunes, 177 – Pinheiros – SP
Seg. a sexta das 10h às 19h; sábado das 11h às 15h
(Manobrista no local)
Sobre Heleno Bernardi
Natural de Pouso Alegre, Minas Gerais, Heleno Bernardi estudou arquitetura na Universidade Federal do Rio de Janeiro e frequentou cursos livres de pintura, história e teoria da arte na Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Ele faz parte do grupo de artistas que ganhou visbilidade a partir de 2004 com a aclamada mostra Posição. Radicado na capital fluminense, já realizou exposições individuais no Rio de Janeiro, em Basel, Nice, Amsterdam, Lisboa, Frankfurt, Hamburgo, entre outras cidades. Com intervenções urbanas, instalações, fotografias, objetos e outros suportes, aborda o enfrentamento do corpo com a cidade e em relações interpessoais. Atualmente é coordenador do Programa de Artes Visuais do IED (Instituto Europeu di Design) no Rio.  
Sobre a Janaina Torres Galeria
Profissional reconhecida no cenário paulista de arte e design, Janaina Torres tem formação em teatro (Escola de Teatro Miriam Muniz e CPT – Centro de Pesquisa Teatral, de Antunes Filho) e artes visuais (Faculdade de Belas Artes), e sólida experiência em design, decoração e arquitetura. A Galeria que leva o nome da profissional está instalada no bairro de Pinheiros e tem projeto arquitetônico arrojado, assinado pelo Estudio Manus. A JTG irá promover mostras de pintura, fotografia, gravura e escultura, além de eventos, bate-papos, experimentos audiovisuais e performances. Todos os trabalhos serão selecionados por ela e uma equipe de curadores independentes.  www.janainatorres.com e www.facebook.com/janainatorresgaleria

Nenhum comentário: