concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

terça-feira, 11 de abril de 2017

Oficina de Introdução à Eletrônica para Artistas - CCSP

Oficina de Introdução à Eletrônica para Artistas
Artistas que têm pouco ou nenhum conhecimento em eletrônica, poderão participar da Oficina de introdução à Eletrônica para artistas, realizada na Caixa Cultural, de 26 a 30 de abril.

O curso tem como objetivo transmitir ao participante conhecimentos práticos, de maneira a possibilitar o uso de recursos de luz, ritmo, som, magnetismo e movimento em suas obras de arte, por meio da construção de circuitos eletrônicos simples.

O aluno terá uma introdução abrangente dos fundamentos da eletrônica, e aprenderá a construir circuitos interligando baterias, fios e componentes de forma segura. Aprenderá, também, a fazer medições e soldagem. Serão usados apenas componentes individuais de baixo custo facilmente encontrados em lojas de eletrônica: LEDs diversos, resistires, capacitares, transistores, sensores, motores, circuitos integrados. Ao final da oficina, o aluno terá realizado dezenas de experimentos com esses componentes e terá condições de usá-los em suas obras.

“A eletrônica oferece inúmeras possibilidades artísticas que podem ser exploradas por pessoas criativas que tenham conhecimentos mínimos. Muitos artistas usam circuitos prontos, que muitas vezes limitam a sua criatividade, por imporem restrições (cores, tensão elétrica, tamanho, formatos)”, comenta o professor Helder da Rocha.
Ele afirma que outros até contratam profissionais para construir circuitos eletrônicos específicos. Porém, os componentes individuais são muito baratos, fáceis de obter, e os princípios são universais. “O conhecimento prático de eletrônica básica irá proporcionar um enriquecimento cultural aos artistas, que ganharão maior flexibilidade, liberdade e recursos criativos para criar suas obras”, finaliza.
Sobre o oficineiro: Helder da Rocha é artista plástico, músico, ator e tradutor. Tem formação acadêmica em engenharia elétrica e mestrado em Informática pela Universidade Federal da Paraíba, em Campina Grande. É autor de cursos e livros técnicos sobre tecnologia Web, programador, professor em empresas e universidades de todo o país, e palestrante em eventos de tecnologia desde 1996. Organizou o primeiro evento brasileiro para desenvolvedores de linguagem Java, em Brasília, em 1998  (Java Open Brasil). Escreve para revistas técnicas e é palestrante convidado em eventos de tecnologia no Brasil (JustJava, TDC, Fenasoft, Comdex) e no exterior (JavaOne). É programador de tecnologia iOS (iPhone) associado ao iOS Developer Program da Apple.
Serviço:
Tema Oficina de Introdução à Eletrônica para Artistas
Local: CAIXA Cultural São Paulo (Praça da Sé, 111 – Centro)
Datas: 26 a 30/04
Horário: 14h30 às 17h30
Informações: (11) 3321-4400
Classificação indicativa: 16 anos
Público-alvo: Artistas visuais, cenógrafos, figurinistas, artistas performáticos, arquitetos, designers. Qualquer artista que trabalhe com instalações visuais ou sonoras e que tenha interesse em utilizar os recursos da eletrônica em suas obras.
Capacidade: 20 participantes
Inscrições gratuitas: de 08 a 21 de abril pelo site www.eletronicaparaartistas.com.br
Acesso para pessoas com deficiência
Produção: Amora Produções
Patrocínio: Caixa Econômica Federal

Nenhum comentário: