concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Acontece no MASP - dezembro 2011

clique aqui para visualizar a news completa




EXPOSIÇÃO TEMPORÁRIA
DE DENTRO E DE FORA
ARTE URBANA CONTEMPORÂNEA INTERNACIONAL
desde 17 de agosto até 23 de dezembro de 2011
Galeria Clemente de Faria (1º e 2º subsolos do MASP)
De Dentro e de Fora apresenta alguns dos mais importantes nomes da arte urbana mundial, vindos dos Estados Unidos, Argentina, República Tcheca e França. Iniciativa do curador do MASP Teixeira Coelho, a mostra tem curadoria especial de Baixo Ribeiro, Eduardo Saretta e Mariana Martins, e utiliza a arquitetura do MASP como base para o graffiti, fotografia, vídeo, escultura, pintura, muralismo, colagem e instalações.
Os franceses Remed, JR e Invader, o tcheco Point, os argentinos Tec, Defi e Chu e a norte-americana Swoon estiveram em SP por cerca de um mês para desenvolver suas instalações e obras no MASP e vias próximas.


EXPOSIÇÕES DO ACERVO MASP
DEUSES E MADONAS – A ARTE DO SAGRADO
desde 15 de outubro de 2010 – sem previsão de encerramento, Acervo MASP
Galeria Georges Wildenstein (2º andar do MASP)

Com 40 obras de mestres dos séculos 14 ao 19, Deuses e Madonas – A Arte do Sagrado apresenta o universo do sagrado na cultura ocidental e mostra pela primeira vez depois de restaurada na França a obra-prima São Jerônimo Penitente no Deserto (1451), de Andrea Mantegna. A mostra traz ainda El Greco (Anunciação, de 1600); Delacroix (As Quatro Estações, c.1856); Botticelli (Virgem com o Menino e São João Batista Criança, c.1490); Tintoretto (Ecce Homo ou Pilatos Apresenta Cristo à Multidão, c.1546); Rafael (A Ressurreição de Cristo, 1499-1502), entre outras .




Serviço Educativo
VISITAS TEMÁTICAS PARA O PÚBLICO EM GERAL
Terças-feiras, das 14h às 14h30
Tema: O Juízo Final e a Missa de São Gregório, de Mestre da Família Artés | Orientação: Ana Cláudia Ferreira | Local: exposição Deuses e Madonas

Terças-feiras, das 14h30 às 15h | Tema: Nu Feminino, de Pierre Bonnard
Orientação: Adriana Puzzilli | Local: exposição Romantismo


Terças-feiras, das 15h às 15h30 | Tema: Quatro Bailarinas em Cena, deDegas | Orientação: Adriana Puzzilli | Local: exposição Romantismo

Terças-feiras, das 15h30 às 16h30 | Tema: As Tentações de Santo Antão,de Bosch | Orientação: Ana Cláudia Ferreira | Local: exposição Romantismo

Quintas-feiras, das 14h às 14h30
Tema: Paul Viaud em Almirante do Século XVIII, de Toulouse-Lautrec
Orientação: Eliana Baroni | Local: exposição Olhar e Ser Visto

Quintas-feiras, das 15h30 às 16h30 | Tema: A Arlesiana, de Van Gogh
Orientação: Eliana Baroni | Local: exposição Romantismo


Sextas-feiras, das 14h às 14h45 | Tema: Retrato de Madame George van Muyden, de Modigliani | Orientação: Miriam Lustosa | Local: exposição Olhar e Ser Visto

Sextas-feiras, das 14h às 14h30
Tema: Sigmar Polke | Orientação: Fernando Burjato
Local: exposição Realismo Capitalista e outras histórias ilustradas




A ARQUITETURA E O MASP

O MASP foi criado com a proposta de ser um “organismo em atividade”, que valoriza a “unidade fundamental das artes”, segundo palavras de seu fundador P. M. Bardi. Por essa razão, procurou ao longo de sua história dialogar com as mais diversas áreas das artes. Dentre todas, aproveitamos para destacar o tema “Arquitetura” neste mês em que chega ao fim a BIA (Bienal Internacional de Arquitetura), e relembramos o nascimento de Lina Bo Bardi (05/12/1914 – 20/03/1992), arquiteta que projetou a atual sede do museu. Além de um marco na arquitetura do Brasil, o MASP também foi responsável pela formação de um público sensível a esta área, mantendo em sua programação eventos que despertassem e construíssem interesse pelo tema, como vemos na realização de seminários sobre arquitetura realizados ao longo de sua história.

Destacamos as importantes exposições de "Le Corbusier" de 1950 e 1987; "Warchavchik e as origens da arquitetura moderna no Brasil" em 1971, e "Arquitetura da Terra" de 1984. A Biblioteca e Centro de Documentação conserva o material referente a tais eventos, e parte da biblioteca pessoal de Pietro Maria Bardi e Lina Bo Bardi, personagens que não foram somente responsáveis pela criação deste museu, mas também grandes interlocutores na formação cultural brasileira. Este material não conta somente a história da arquitetura, mas as discussões que ela percorreu na cidade de São Paulo .


Acesse a Biblioteca através do site do MASP






PROGRAMAÇÃO 2012
Esse ano que termina foi muito importante para a Escola do MASP. Em 2011 tivemos mais de 400 alunos matriculados em 20 cursos oferecidos nos quatro bimestres. Formamos 40 agentes culturais no curso de Formação de Agentes Culturais, um projeto em parceria com o Instituto Votorantim e Banco Votorantim. A conclusão desse projeto foi o Fórum Arte e Cultura: metodologias e avaliação de ações culturais, que teve entre outros nomes o poeta vencedor do prêmio Jabuti de 2011, Ferreira Gullar, e mais de 150 participantes.

A programação para 2012 ainda está sendo finalizada, mas já podemos adiantar que teremos o curso de Introdução à História da Arte, às quartas-feiras; cursos relacionados à arte brasileira, como o de arte colonial dos séculos XVII e XVIII; e outro sobre Helio Oiticica, Lygia Clark e Oscar Niemeyer; cursos sobre o Renascimento e sobre a Arte Italiana da Primeira Metade do Século XX; a História do Desenho, e um Panorama da Arquitetura no Século XX, entre outros cursos muito interessantes.
Fique atento ao site do museu para saber todas as novidades. A programação completa e detalhada estará disponível em janeiro de 2012. Programe-se.




O MASP PELO MUNDO
Treze obras do acervo do MASP, entre elas Moema de Victor Meirelles (imagem), participam do Festival Europália, evento que acontece bienalmente em Bruxelas, Bélgica e este ano homenageia o Brasil com uma série de exposições de artes visuais, concertos musicais e apresentações teatrais. De 10 de outubro de 2011 a 27 de fevereiro de 2012.

Participam da mostra Exílio e Modernidade: diálogos no espaço da cidadeorganizada pelo Centro de Cultura Judaica, sob curadoria de Anat Falbel, 2 desenhos de Lina Bo Bardi pertencentes ao acervo do museu e 16 fotografias que integram a Biblioteca e Centro de Documentação do MASP.

Na exposição Paris e Cézanne no Musée de Luxembourg, em Paris, podem ser vistas as pinturas de Paul Cézanne: Paul Alexis lê um manuscrito a Zola e O Negro Scipião, pertencentes ao acervo do MASP. A mostra que tem a curadoria de Gilles Chazal, diretor, e de Maryline Assante de Panzillo, conservadora de pinturas do Petit Palais, além de Denis Coutagne, especialista em Paul Cézanne, aborda a obra deste artista sob um ponto de vista inexplorado: a relação do artista com Paris e a região parisiense, onde passou parte de sua vida.

Integra a exposição Les Stein ou L’invention de l’ art moderne nas Galeries Nationales du Grand Palais em Paris, de 3 de outubro de 2011 a 20 de janeiro 2012, a obra de Toulouse-Lautrec O Divã, pertencente ao acervo do MASP. A mostra que foi apresentada no SFMOMA em São Francisco, EUA, seguirá em 2012 para o Metropolitan Museum of Art, em Nova Iorque.




Destaques do mês
TITO MARTINO JAZZ BAND
JAZZ CONCERT 2011
Dia 10/12, às 20h30 | Grande Auditório do MASP
Ingressos: R$40,00 e R$20,00 (estudantes e acima de 60 anos)
O clarinetista e saxofonista paulistano Tito Martino é um expoente do Jazz Tradicional no Brasil. Tocou em Festivais de Jazz em seis países da Europa e também nos Estados Unidos, onde sua fotografia foi publicada pelo Washington Post e pelo New York Times com elogios de respeitados críticos de Jazz. No programa, ouviremos improvisações originais dos próprios intérpretes, como é de lei no Jazz autentico, sobre temas que também foram tocados pelos pioneiros Louis Armstrong, Duke Ellington, Bennie Goodman e Charlie Parker.


Destaques do mês
CORALUSP
Dia 18/12, às 18 horas | Grande Auditório do MASP
Ingressos: entrada gratuita
Aclamado pelo público e a crítica especializada, o CoralUSP desenvolveu, ao longo de sua existência, um estilo próprio sintonizado com sua época, em que as linguagens do erudito e do popular convergem e apontam um novo caminho para a música coral brasileira.

Nenhum comentário: