concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

obras de Giacometti em março, na Pinacoteca do Estado


Giacometti
Visitante observa a escultura de Giacometti " L’Homme Qui Marche”

EM MARÇO SÃO PAULO VAI RECEBER Mostra Do artista Giacometti



Três grandes esculturas da obra de Giacometti, estarão, entre 26 de março e 17 de junho de 2012, no octógono da Pinacoteca do Estado, em São Paulo, figurando como um dos destaques da primeira retrospectiva do suíço a ser realizada no Brasil. Mas a mostra terá ainda muito mais - cerca de 200 obras do artista ocuparão todo o primeiro andar do museu para apresentar o percurso de um dos criadores mais referenciais do século 20.

No ano passado, a escultura L'homme qui marche I, criada por Giacometti em 1961, foi arrematada por US$ 104,3 milhões em leilão da Sotheby's, em Londres, um recorde. "Foi um desafio grande realizar essa retrospectiva, com uma demanda orçamentária significativa", diz Marcelo Araujo, diretor da Pinacoteca do Estado. Para a apresentação em São Paulo, o orçamento da mostra é de R$ 2 milhões.

O conceito da mostra é promover uma visão panorâmica de sua produção. "A Bienal de São Paulo de 1998 apresentou uma sala de Giacometti, mas esta será a primeira exposição do artista no Brasil com um caráter mais amplo, com obras de todas as linguagens desenvolvidas por ele", diz o diretor da Pinacoteca. "De certa forma, no imaginário geral, Giacometti é só escultor, mas ele foi um grande pintor também."

Fonte: Agência Estado

Nenhum comentário: