Casa de Cultura Batuk Trancoso - Quadrado de Trancoso
- Quandosábado, 17 de Dezembro de 2011
- Hora19:00 até 23:00
O Largo das Artes leva a exposição de fotografias de fachadas de Trancoso, do artista Fernando Mello, para a Casa de Cultura Batuk Trancoso, promovendo uma volta do artista ao cenário que originou a belíssima série.Em seguida, um depoimento de Fernando Mello a respeito dessa volta às origens.
"Esta exposição representa uma etapa de um ciclo que se iniciou em fins da década de 1970, quando tive o privilégio de conhecer Trancoso, em viagem pela Bahia.
Conhecer Trancoso também era conhecer as pessoas: João Vieira e Dona Delfina, Guil e Hilda, Zézé e Paixão, Benedito, João e Da Glória, Bernarda, Fernando e Sandra, Joel e Cecília, Frô, Damião, Fernanda, João Lima e D. Ester, Dora, Delmo, Silvana, Dona Maria do pão, Antônio, Francisco Grande, Seu Pedro, e suas famílias...
Recordo-me das primeiras impressões, do Quadrado, da luz, dos horizontes, da lua enorme, das praias infindas, do rio, das casas e suas cores. Penso que, como arquiteto, senti primeiro a imensidão do espaço, e, com o tempo, fui me aproximando cada vez mais das construções, e percebendo as geometrias que estão por aqui, ao mesmo tempo presentes e invisíveis na paisagem.
Esta mostra traduz este momento, em que os fragmentos das fachadas apresentam a diversidade das cores e das texturas, assemelhando-se a pinturas, e que para mim demonstram a riqueza da cultura de Trancoso.
A madeira emoldurando as imagens dos fragmentos e cores realça a leitura poética do lugar."
Fernando Mello
Trancoso
Dezembro de 2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário